PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CASO CONVENIÊNCIA AMOROSO EM NOVA ANDRADINA MS

  • Amanda Sanchez Borini Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Andréia Ribeiro da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Hugo Vinícius Colman Soares Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jeniffer Monteiro Cruz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Paulo Cesar Schotten Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Planejamento Estratégico, Conveniência, Estratégia, Objetivo

Resumo

O planejamento estratégico é essencial para que uma situação futura seja alcançada com eficiência, eficácia e de forma efetiva, aproveitando ao máximo os pontos fortes e os recursos disponíveis na organização. Neste contexto, o intuito do relato de experiência foi elaborar um planejamento estratégico estabelecendo um objetivo para a empresa no prazo de dez anos, além de traçar estratégias funcionais para que o objetivo fosse alcançado no período estabelecido. Foi feita uma pesquisa qualitativa, com entrevista individual realizada com Edson Amarante Dias, proprietário e administrador da empresa Amoroso Conveniência, situada no Bairro Universitário em Nova Andradina – Mato Grosso do Sul. Identificou-se que a conveniência tem grande potencial de crescimento, no entanto, é necessária a realização de algumas estratégias para que sua expansão seja crescente. Conclui-se que a empresa estará apta para alcançar o objetivo de aumentar suas vendas em 40% nos próximos 10 anos se implantar as estratégias sugeridas, fortalecer seus pontos fortes e aproveitar as oportunidades presentes no ambiente externo.

O planejamento estratégico é essencial para que uma situação futura seja alcançada com eficiência, eficácia e de forma efetiva, aproveitando ao máximo os pontos fortes e os recursos disponíveis na organização. Neste contexto, o intuito do relato de experiência foi elaborar um planejamento estratégico estabelecendo um objetivo para a empresa no prazo de dez anos, além de traçar estratégias funcionais para que o objetivo fosse alcançado no período estabelecido. Foi feita uma pesquisa qualitativa, com entrevista individual realizada com Edson Amarante Dias, proprietário e administrador da empresa Amoroso Conveniência, situada no Bairro Universitário em Nova Andradina – Mato Grosso do Sul. Identificou-se que a conveniência tem grande potencial de crescimento, no entanto, é necessária a realização de algumas estratégias para que sua expansão seja crescente. Conclui-se que a empresa estará apta para alcançar o objetivo de aumentar suas vendas em 40% nos próximos 10 anos se implantar as estratégias sugeridas, fortalecer seus pontos fortes e aproveitar as oportunidades presentes no ambiente externo.

Publicado
2019-10-13
Como Citar
BORINI, A. S.; DA SILVA, A. R.; COLMAN SOARES, H. V.; CRUZ, J. M.; SCHOTTEN, P. C. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CASO CONVENIÊNCIA AMOROSO EM NOVA ANDRADINA MS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 3, n. 1, 13 out. 2019.
Seção
Relato de Prática - Gestão de organizações públicas, privadas e 3º setor