APAE-NAVIRAÍ E AS HORTALIÇAS: UMA COMBINAÇÃO ESPECIAL
Resumen
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Naviraí/MS é uma entidade que busca soluções alternativas para que indivíduos com necessidades especiais alcancem condições de serem incluídos na sociedade e promove a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla (APAE, 2018). Além disso, há uma preocupação em relação ao desenvolvimento voltado para habilidades profissionais dos estudantes, com o intuito de promover a inserção na sociedade das pessoas com deficiência intelectual. O cultivo de hortaliças proporciona vários aspectos positivos como benefícios relativos a saúde física e mental das pessoas, e qualidade de vida. O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul é uma instituição que tem como missão promover a educação de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento técnico e tecnológico, formando profissional humanista e inovador. Dessa forma, o objetivo principal deste projeto é através da implantação de uma horta nas dependências da APAE-Naviraí, proporcionar um maior desenvolvimento de habilidades interpessoais e profissionais das pessoas com deficiência intelectual. Assim sendo, pretende-se promover uma aproximação e troca de experiências entre a comunidade da APAE junto aos discentes, docentes e técnicos do IFMS-Campus de Naviraí-MS.
Citas
CASTRO, C. M.; COIMBRA, M. O Problema Alimentar no Brasil. São Paulo: UNICAMP – ALMED, 213p. 1985
FILGUEIRA, F. A. R. Novo manual de olericultura. Viçosa: UFV, 2000.
MIZUKAMI, M. D. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária. 1986.
SILVA, A.G. A Educação profissional de pessoas com deficiência mental: A história da relação educação especial /trabalho na APAE-SP. Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo. 2000.
SILVA, E.C.R., A.B., FONSECA. Hortas em escolas urbanas, Complexidade e transdisciplinaridade: Contribuições para a Educação Ambiental e para a Educação em Saúde. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 11, No 3. 2011.
SILVA, E.C.R., A.B.C., FONSECA , F.P., DYSARZ, E.J., REIS. Hortas escolares: possibilidades de anunciar e denunciar invisibilidades nas práticas educativas sobre alimentação e saúde. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 265-288, ISSN 1982-5153. 2015.