AS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: REFORMAS, CONTEÚDOS E PERSPECTIVAS DE INOVAÇÃO
Resumen
O presente texto apresenta percurso de investigação sobre os currículos dos cursos de Ciências Contábeis, em especial, quanto aos aspectos constantes das Diretrizes Curriculares Nacionais instituídas pelo Conselho Nacional de Educação/Ministério de Educação, a serem observados pelas Instituições de Ensino Superior ao estabelecerem a organização curricular para cursos de Ciências Contábeis por meio de Projeto Pedagógico. Tal proposição está fundada na busca por informações acerca da eleição e distribuição das disciplinas e dos conhecimentos contábeis, que intentam formar indivíduos para o mercado de trabalho/empregabilidade, com a ideia do futuro profissional, apto a acompanhar a tendência global. Por meio de pesquisa bibliográfica e de análises das Resoluções e Pareceres do MEC sobre as DCNs, o trabalho apresenta um conjunto de reflexões decorrentes de discursos que privilegia essencialmente a formação profissional. Diante disso e, com resultados, ainda que parte da construção argumentativa, infere-se que a pesquisa sobre o Currículo do Curso de graduação em Ciências Contábeis indica demanda crescente de objetos, fontes, temáticas e/ou problemas, que necessitam ser discutidos e aprofundados, principalmente, sob a ótica de que a formação de um profissional cidadão, humano, sensível aos problemas sociais e que seja capaz de fazer livres escolhas, também perpassem pelas instituições de ensino.