RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO NA UTILIZAÇÃO DE BIOFERTILIZANTE SUÍNO EM PASTAGENS: ANÁLISE FEITA A PARTIR DE UM CENÁRIO SUL-MATOGROSSENSE

Autores

  • Ellen Cristiana Mahl Dallacourt Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Rita Therezinha Rolim Pietramale Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Carolina Obregão da Rosa Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Clandio Favarini Ruviaro Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Deivid Kelly Barbosa Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Resumo

A suinocultura é uma atividade altamente poluidora quando seus resíduos não têm destino correto. Este trabalho buscou estimar a quantidade biofertilizante produzida em um cenário de 1000 matrizes produtivas em ciclo completo de Mato Grosso do Sul, e sua aplicação em pastagens, estimando-se o custo-benefício da substituição de adubos químico pelo biofertilizante. Os dados da produção de suínos foram estimados a partir do anuário da empresa Agriness®️. O volume de biofertilizante calculado em 70% do volume de dejeto in natura. As exigências de nutrientes do solo, estimada através de revisão metanalítica. Os custos da aplicação do biofertilizante e dos nutrientes químicos foi levantado a partir de orçamentos. O uso de adubação química em pastagens tende a ser bastante oneroso, porém as perdas econômicas resultantes de um manejo inadequado de pastagem podem ser bastante expressivas. A RCB foi de de 27,415. O RCB alto se dá pelo biofertilizante não ter custo de compra. Uma produção em ciclo completo de 1000 matrizes resulta em leitões finalizados e o biofertilizante que pode ser utilizado em prol de reduzir os custos com adubação química de pastagens. Sugere-se que mais estudos sejam feitos, com cenários diferentes e condições de solos e forrageira diferentes.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

EIXO 6 - Artigo Completo - Gestão do Agronegócio, Economia e Bioeconomia

Como Citar

MAHL DALLACOURT, Ellen Cristiana; ROLIM PIETRAMALE, Rita Therezinha; OBREGÃO DA ROSA, Carolina; FAVARINI RUVIARO, Clandio; BARBOSA, Deivid Kelly. RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO NA UTILIZAÇÃO DE BIOFERTILIZANTE SUÍNO EM PASTAGENS: ANÁLISE FEITA A PARTIR DE UM CENÁRIO SUL-MATOGROSSENSE. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), [S. l.], v. 4, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/11585. Acesso em: 20 fev. 2026.