REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E PREPARAÇÃO PARA MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Talita Felício Dias UFMS

Resumo

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica brasileira, abrange a faixa etária de crianças com idade entre zero e cinco anos. Entretanto ao longo da história, percebe-se que a criança segue por muitos anos como alguém invisível em todos os aspectos, inclusive educacionais. Esse segmento educacional surge atrelado a necessidade das mães terem onde deixar seus filhos, enquanto elas passam a trabalhar fora do lar, esse processo ocorre em meados da industrialização do Brasil. As creches surgem como local apenas de cuidado, no qual a criança recebia atendimento às suas necessidades básicas, uma forma de assistencialismo. Nesta perspectiva faremos uma breve reflexão sobre a formação dos professores atuantes na educação infantil, das políticas públicas que regem esse segmento educacional, além dos caminhos históricos trilhados desde o surgimento até o momento atual da educação infantil, correlacionado a força exercida pelo mercado de trabalho e formação de mão de obra. Por fim, conclui-se como as relações vigentes de trabalho embasam a construção da estrutura curricular educacional brasileira, norteando o ensino público do país.

Downloads

Publicado

2020-10-31

Edição

Seção

EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo

Como Citar

FELÍCIO DIAS, Talita. REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E PREPARAÇÃO PARA MERCADO DE TRABALHO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), [S. l.], v. 4, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/11692. Acesso em: 20 fev. 2026.