ESG NO BRASIL

uma análise inicial sobre o conceito e a sua rápida disseminação

  • Andre Mafra Calderan Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0001-6458-279X
  • Leonardo Petrilli Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Tatiana Kimura Kodama Universidade de São Paulo
  • Juliana Fernanda Monteiro de Souza Universidade Federal Rural da Amazônia

Resumo

Um novo fenômeno de gestão organizacional vem se popularizando no Brasil, trata-se do “ESG”, sigla de “Environmental, Social and Governance”. Com o objetivo de desenvolver diretrizes e recomendações sobre como melhor integrar as questões ambientais, sociais e de governança corporativa na gestão de ativos e serviços de corretagem de valores mobiliários, o conceito busca unir as esferas social e ambiental ao mecanismo de governança, prática pouco conhecida além do ambiente organizacional. No cenário nacional, é evidenciado que o conceito de ESG se popularizou rapidamente entre as organizações, que comunicam o conceito ao mercado e à sociedade quase sempre associando-o à sustentabilidade. O presente trabalho apresenta uma análise preliminar de forma reflexiva sobre a rápida disseminação do conceito como um fenômeno organizacional. Como principais apontamentos, ressalta-se que a apropriação do conceito traz uma contribuição importante quanto à difusão do mecanismo de governança, expandindo o seu alcance para além de grandes atores empresariais. Entretanto, lembra-se que o conceito é importado de outros contextos e no cenário nacional está sendo conduzido como diferencial competitivo para qualquer tipo de empresa e de diferentes portes, aproximando-se de uma prática de “greenwashing”, ou de marketing verde.

Publicado
2021-09-29
Como Citar
MAFRA CALDERAN, A.; PETRILLI, L.; KIMURA KODAMA , T.; MONTEIRO DE SOUZA , J. F. ESG NO BRASIL. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 29 set. 2021.