CRESPAS E CACHEADAS

o comportamento das consumidoras de cosméticos capilares em Aquidauana/MS e Anastácio/MS

  • Juliana Ovelar da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Karoline Ferreira Kinoshita Goes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Francisco Mirialdo ChavesTrigueiro Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

A colonização portuguesa no Brasil proporcionou a criação dos estereótipos estéticos de cabelo liso, pele clara e traços harmoniosos. As revistas femininas e a mídia foram veículos propagadores desses padrões, que levaram muitas mulheres a realizarem alisamentos capilares. Atualmente, é notório o crescente número de mulheres que estão caminhando no polo oposto dessas imposições e adotando o uso dos cabelos naturais. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi analisar o comportamento de compra das consumidoras de cosméticos para cabelos crespos e cacheados que residem nos municípios de Aquidauana/MS e Anastácio/MS e seu posicionamento em relação à representatividade e ao empoderamento. A abordagem da pesquisa é quantitativa, e foi realizada uma pesquisa descritiva com relação aos seus objetivos. Houve aplicação de questionário online para coleta de dados, que obteve 123 respondentes, sendo validadas 77 respostas. As análises realizadas foram descritivas. Os resultados evidenciam que as consumidoras são fortemente influenciadas pelos fatores sociais e são racionais quanto à compra. Para as respondentes, o processo de aceitar os cabelos crespos/cacheados auxilia no empoderamento feminino e na questão da representatividade e tem sua origem na insatisfação com o alisamento, sendo influenciado, especialmente, pela família.

Publicado
2022-11-12
Como Citar
OVELAR DA SILVA, J.; FERREIRA KINOSHITA GOES, K.; MIRIALDO CHAVESTRIGUEIRO, F. CRESPAS E CACHEADAS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 12 nov. 2022.