A ECONOMIA SOLIDÁRIA COMO VIÉS PROPOSITIVO À SUPERAÇÃO DA DISPARIDADE SEXUAL NO CAMPO

uma análise entre o gênero e a sucessão da propriedade rural potiguar

Resumo

A Economia Solidária consiste num fenômeno internacional com forte potencial para a mudança nos contextos populacionais, ao passo que funciona como um meio de reinserção e participação dos trabalhadores nos meios de produção e, indo muito mais além do mero aspecto racional da economia, mas trazendo também questões cruciais a serem levadas a debate no status quo, como a distribuição mais justa de renda e a redução das assimetrias sociais e de gênero. Neste sentido, este estudo tem como objetivo, em fazer uma análise de correlação de Pearson entre as variáveis “gênero” e “sucessão”, e do teste não paramétrico de Kruscal-Wallis para responder qual é o gênero que predomina no processo de sucessão nas famílias da agricultura familiar potiguares. Participaram da pesquisa 137 agricultores familiares do Estado do Rio Grande do Norte, com mais de 2 anos de atividade laborais. Os dados indicam por meio das análises estatísticas, que o gênero que tem predominado no processo de sucessão na agricultura familiar potiguar é o masculino. Como também, é adequado afirmar que existe relação entre a posse da terra e o gênero, sendo os homens os principais representantes nesse processo.

Biografia do Autor

Benedito Ferreira da Silva Neto, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UFERSA

Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Pós-Graduando em Gestão de Pessoas (UNP)

Fábio Chaves Nobre, Universidade Federal Rural do Semi Árido

Doutorado em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep, Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará - UFC e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi Árido - UFERSA. Tem experiência na área de Economia e Administração, com ênfase em Economia Internacional e Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos sobre Finanças Comportamentais, Tomada de decisão de financiamento e investimento, avaliação de empresa, gestão baseada em valor e pesquisas sobre padrão de comércio

Elisabete Stradiotto Siqueira , Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (1986), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente é pesquisador convidado da Universidade Federal da Grande Dourados e tutora do PET – Gestão Social e professora adjunta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Cultura Organizacional e Subjetividade, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social, cultura organizacional, liderança, administração e ensino de administração.

Valdemar Siqueira Filho, Universidade Federal Rural do Semi-árido

Possui graduação em Letras pela Universidade Metodista de Piracicaba, mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA - Campus Angicos. Tem experiência em pós-graduação stricto sensu área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa como processo de ensino, nomadismo, linguagem e semiótica da cultura.

Publicado
2022-11-12
Como Citar
SOUZA MORAIS, E.; FERREIRA DA SILVA NETO, B.; CHAVES NOBRE, F.; STRADIOTTO SIQUEIRA , E.; SIQUEIRA FILHO, V. A ECONOMIA SOLIDÁRIA COMO VIÉS PROPOSITIVO À SUPERAÇÃO DA DISPARIDADE SEXUAL NO CAMPO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 12 nov. 2022.
Seção
EIXO 6 - Artigo Completo - Gestão do Agronegócio, Economia e Bioeconomia