ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE BANCOS COMERCIAIS BRASILEIROS LISTADOS NA BOLSA DE VALORES B3 POR MEIO DA DATA ENVELOPMENT ANALYSIS

  • Richardson Coimbra Borges UFMS
  • Alessandro Silva de Oliveira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Georgiana Luna Batinga

Resumo

Este trabalho usa Análise por Envoltória de Dados (DEA) e Malmquist Index (MI) com objetivo analisar a eficiência financeira de bancos brasileiros listados na Bolsa de Valores brasileira B3 no período de 2018 a 2020.  A pesquisa contribui em dois componentes principais, quais sejam fornecendo uma atualização dos dados relacionados a eficiência bancária brasileira de companhias abertas e abordando uma lacuna de pesquisa na literatura sobre a medição da eficiência no setor bancário brasileiro de empresas listadas na B3. O estudo utiliza o modelo Banks, Charnes e Cooper orientado a input (BCC-I), eficiência cruzada, e super eficiência para avaliar o desempenho dos bancos sob estudo. Os dados de input e output foram analisados por meio do software RStudio 2021.09.2. Das 63 Unidades Tomadores de Decisão (DMUs) analisadas somente 6 foram plenamente eficientes, porém a DMU B1918 foi a mais eficiente. Os resultados da análise do MI indicaram que todas as DMUs apresentaram mudança na Produtividade Total dos Fatores (Tfpch), sendo 9 unidades com mudança incremental e 12 com mudança decremental. Para trabalhos futuros sugere-se a avaliação da eficiência dos bancos brasileiros para um período de tempo maior que considere os resultados antes e depois da epidemia de Covid-19.

Publicado
2022-11-07
Como Citar
COIMBRA BORGES, R.; SILVA DE OLIVEIRA, A.; LUNA BATINGA, G. ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE BANCOS COMERCIAIS BRASILEIROS LISTADOS NA BOLSA DE VALORES B3 POR MEIO DA DATA ENVELOPMENT ANALYSIS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 7 nov. 2022.