MAPA DE RISCOS

aprendizagem lúdica por meio de um jogo de tabuleiro

Autores

  • Grazielli Bueno Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Assis Chateaubriand
  • Katia Cristiane Kobus Novaes Instituto Federal do Paraná - Campus Assis Chateaubriand
  • Julia Molina Dias Instituto Federal do Paraná - Campus Assis Chateaubriand
  • Mariana Bortoletto Instituto Federal do Paraná - Campus Assis Chateaubriand
  • Vitoria Domiciano Sodeiro Instituto Federal do Paraná - Campus Assis Chateaubriand

Resumo

A disciplina de Segurança do Trabalho está presente na ementa de diversos cursos profissionalizantes, visto que é de suma importância no ensino das normativas regulamentadoras vigentes. Para que possa ser efetiva a aprendizagem dos estudantes quanto aos riscos e perigos que ocorrerem nos ambientes laborais, ferramentas pedagógicas práticas se tornam fundamentais no processo de ensino.  Dentre os conteúdos da área de Segurança do Trabalho, o conhecimento dos Mapas de Riscos são uma parte essencial para os futuros profissionais dentro do mercado de trabalho. Dessa maneira, a proposição de um jogo de tabuleiro, visando auxiliar professores e estudantes durante o ensino-aprendizagem, torna-se uma alternativa diferenciada na compreensão dos Mapas de Riscos. Assim, os alunos podem desenvolver argumentos e participar de discussões durante as atividades em grupo, proporcionando uma aprendizagem perene e agradável. Nesse sentido, pretende-se alcançar a aprendizagem do estudante por meio lúdico, em que o conteúdo possa ser compreendido e assimilado durante a dinâmica apresentada em sala de aula.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Ferramenta de ensino; Lúdico; Segurança do Trabalho.

Biografia do Autor

  • Grazielli Bueno, Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Assis Chateaubriand

    Graduação em Engenharia Elétrica com enfase em Telecomunicações, pela Faculdade Pitagoras de Londrina (2009) e pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-CP) - Campus Cornélio Procópio (2012). Possui experiência na docência nos ensinos técnicos integrado ao ensino médio e subsequente, e graduação, ministrando aulas nos cursos Técnicos Subsequente em Agroecologia, Eletrotécnica e Eletromecânica e edificações, Técnico Integrado em Eletromecânica e Nível Superior em Engenharia Elétrica.Suas principais áreas de atuação consistem em: Instalações elétricas prediais e industriais, Instalações elétricas e Segurança e medicina do trabalho.

  • Julia Molina Dias, Instituto Federal do Paraná - Campus Assis Chateaubriand

    Estudante do quarto ano do Curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio.

  • Mariana Bortoletto , Instituto Federal do Paraná - Campus Assis Chateaubriand

    Estudante do quarto ano do Curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio.

  • Vitoria Domiciano Sodeiro , Instituto Federal do Paraná - Campus Assis Chateaubriand

    Estudante do quarto ano do Curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio.

Downloads

Publicado

2022-10-30

Edição

Seção

EIXO 3 - Resumo Expandido - Gestão de Organizações Públicas e Políticas Públicas

Como Citar

BUENO, Grazielli; CRISTIANE KOBUS NOVAES, Katia; MOLINA DIAS, Julia; BORTOLETTO , Mariana; DOMICIANO SODEIRO , Vitoria. MAPA DE RISCOS: aprendizagem lúdica por meio de um jogo de tabuleiro. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), [S. l.], v. 6, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/17016. Acesso em: 23 fev. 2026.