O MODELO ESTRATÉGICO DE BUKOWIZ E WILLIAMS E A GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

  • Gislaine Coqueiro Gorri Leme Unicesumar
  • Viviane Sartori Universidade Cesumar - Unicesumar

Resumo

A Gestão do Conhecimento é uma das áreas de relevância no atual mundo globalizado, em que as transformações ocorrem de forma rápida e dinâmica, pois suas práticas direcionam-se, em especial, ao desenvolvimento organizacional. Na literatura é possível encontrar diversos autores que contribuíram com essa área e desenvolveram diferentes modelos de Gestão do Conhecimento. Assim, a pesquisa em questão pretendeu alinhar uma reflexão sobre o modelo desenvolvido por Bukowitz e Williams (2002), denominado de Diagnóstico de Gestão do Conhecimento, com vistas a contribuir com as organizações educacionais quanto ao seu desempenho administrativo e pedagógico. No presente estudo foi realizada uma pesquisa teórica para compreender o modelo proposto pelas referidas autoras alinhando a sua adoção nas organizações de ensino, tendo como base as estratégias e as táticas: Obtenha, Utilize, Aprenda, Contribua, Avalie, Construa/Mantenha, Descarte, com vistas a contribuir com os gestores escolares objetivando propiciar melhorias nas ações de gestão das instituições de ensino e nas práticas pedagógicas.

Publicado
2022-11-02
Como Citar
COQUEIRO GORRI LEME, G.; SARTORI, V. O MODELO ESTRATÉGICO DE BUKOWIZ E WILLIAMS E A GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 2 nov. 2022.
Seção
EIXO 3 - Resumo Expandido - Gestão de Organizações Públicas e Políticas Públicas