ALFABETIZAÇÃO E PANDEMIA

perspectivas do trabalho realizado pelo PIBID/Ponta Porã

  • Luana Vitoria Villalba Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Mara Lucinéia Marques Correa Bueno Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O presente resumo expandido consiste em um relato de experiência proporcionado através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul no subprojeto Pedagogia Alfabetização ocorrido no Campus de Ponta Porã. O objetivo do trabalho é relatar a experiência de uma bolsista do programa e apresentar as contribuições do mesmo na escola parceira do PIBID, mais especificamente com a turma do 1º ano do ensino fundamental no período de 2020-2021, quando o mundo estava passando por uma fase pandêmica. O resumo foi organizado em sessões: Introdução, Discussão e conclusão. As atividades realizadas na escola foram desenvolvidas por meio de tecnologias educacionais sob a supervisão da Professora regente da turma.

Biografia do Autor

Mara Lucinéia Marques Correa Bueno, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, especialista em Metodologia da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Faculdades Integradas de Amambai/MS, possui graduação em Pedagogia pelas Faculdades Magsul de Ponta Porã/MS e apostilamento no curso de Pedagogia - Faculdades Integradas de Amambai/MS. Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus de Ponta Porã/MS. Tem experiência na área educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, ensino fundamental, política educacional, educação em faixa de fronteira, ensino e aprendizagem.

Publicado
2022-10-29
Como Citar
VILLALBA, L. V.; MARQUES CORREA BUENO, M. L. ALFABETIZAÇÃO E PANDEMIA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 29 out. 2022.
Seção
EIXO 4 - Resumo Expandido - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo