PLANEJAMENTOS QUE ACOLHEM “PÓS PANDEMIA DO COVID-19”

um breve relato de experiência no programa de residência pedagógica

  • Elenice Kill Dias Amaral Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Silvana Alves da Silva Bispo Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Resumo

Em decorrência da pandemia do COVID-19 as crianças realizaram no período 2020 – 2021 atividades orientadas pelos professores de forma remota, portanto, muitas delas não frequentaram um CEI. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de iniciação à docência realizado por um grupo de sete acadêmicos do curso de Pedagogia, na condição de residentes do Programa de Residência Pedagógica vivenciado em uma escola municipal na cidade de Três Lagoas-MS, com o Grupo 6 supervisionado pela professora da turma e sob orientação da Prof.ª Dra. Silvana Bispo. Planejamos e executamos, pautados nas orientações das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (2010) e Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas (2019), um plano de aula de 10 dias letivos, tendo como foco o acolhimento das crianças. As atividades deram ênfase nos sentimentos e emoções para que, desde o primeiro contato, as relações de parceria entre família-escola-criança fossem fortalecidas, visando amenizar os impactos das primeiras semanas de adaptação escolar afetando a criança positivamente. O desenvolvimento da sequência foi uma experiência significativa, participamos de vivências ímpares que somaram positivamente à nossa formação, proporcionando ampliar a prática docente em sala de aula sempre buscando melhores resultados.  

Palavras-chave: Acolhida; Residência Pedagógica; Pandemia do Covid-19.

Publicado
2022-11-16
Como Citar
KILL DIAS AMARAL, E.; ALVES DA SILVA BISPO, S. PLANEJAMENTOS QUE ACOLHEM “PÓS PANDEMIA DO COVID-19”. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 16 nov. 2022.
Seção
EIXO 4 - Relato de Prática - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo