ANÁLISE DE SENTIMENTO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS COOPERATIVAS E ASSOCIAÇÕES PARA A COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS EM CADEIAS CURTAS PELA AGRICULTURA FAMILIAR

  • Suzi Cristiny da Costa Marques Universidade Federal da Grande Dourados
  • Juliano Rosa da Silva Universidade Federal da Grande Dourados
  • Juliana Rosa Carrijo Mauad Universidade Federal da Grande Dourados
  • João Augusto Rossi Borges Universidade Federal da Grande Dourados
  • Carla Heloísa de Farias Domingues Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

O objetivo desse estudo foi identificar os sentimentos e emoções de produtores familiares sobre a importância das cooperativas e associações para a comercialização de alimentos em cadeias curtas. Oito entrevistas com produtores rurais foram realizadas em 2023 e transcritas, buscando identificar as emoções e sentimentos envolvidos em cada opinião. Essas opiniões foram analisadas por meio da Análise de Sentimentos que utiliza técnicas de mineração de opinião aplicando a Inteligência Artificial para decifrar aspectos da linguagem natural. Utilizou-se o pacote Syuzhet incluso no Rbase, através da interface do Rstudio. Os resultados sugerem que a maior parte dos produtores apresentam sentimentos positivos referentes a participação em cooperativas e associações. As principais emoções encontradas foram a confiança e o nojo.

Publicado
2024-05-16
Como Citar
DA COSTA MARQUES, S. C.; ROSA DA SILVA, J.; CARRIJO MAUAD, J. R.; ROSSI BORGES, J. A.; DE FARIAS DOMINGUES, C. H. ANÁLISE DE SENTIMENTO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS COOPERATIVAS E ASSOCIAÇÕES PARA A COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS EM CADEIAS CURTAS PELA AGRICULTURA FAMILIAR. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 16 maio 2024.
Seção
EIXO 6 - Resumo Expandido - Gestão do Agronegócio, Economia e Bioeconomia