O IMPACTO DE NANO E MICRO INFLUENCIADORES DIGITAIS NO COMPORTAMENTO NAS REDES SOCIAIS E DE COMPRA DE DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
Resumo
O Brasil é o segundo país com o maior número de influenciadores digitais no mundo. Nota-se essa realidade quando conhecidos nossos, muitas vezes vindos de cidades interioranas de pequeno e médio porte, estão se expondo nas redes sociais a fim de influenciar pessoas e ganhar notoriedade como autoridades. Nessa perspectiva, este artigo buscou compreender o impacto de nano e micro influenciadores no comportamento de compra e nas redes sociais dos estudantes do curso de Administração da Universidade Federal de São João del-Rei. A pesquisa, de natureza quantitativa e qualitativa, utilizou o método survey, com o recurso de um questionário online aplicado em outubro de 2023, para se obter informações a respeito do perfil dos estudantes e seus comportamentos de compra e nas redes sociais. Fez-se, também, entrevistas com nano e micro influenciadoras digitais encontradas aleatoriamente na rede social Instagram que se dispuseram a colaborar. Os resultados apontam que, mesmo que os influenciadores seguidos pelos discentes se caracterizem como nano e micro influenciadores, eles os seguem e os levam em consideração porque se identificam com esses influencers e, de certa forma, os consideram como amigos devido à sensação de intimidade estabelecida pela rede social e pelas interações com seus seguidores.