O IMPACTO DE NANO E MICRO INFLUENCIADORES DIGITAIS NO COMPORTAMENTO NAS REDES SOCIAIS E DE COMPRA DE DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

  • Helena Maria de Rezende e Silva Universidade Federal de São João del-Rei
  • Paula Karina Salume Universidade Federal de São João del-Rei
  • Paulo Henrique De Lima Siqueira Universidade Federal de São João del-Rei

Resumo

O Brasil é o segundo país com o maior número de influenciadores digitais no mundo. Nota-se essa realidade quando conhecidos nossos, muitas vezes vindos de cidades interioranas de pequeno e médio porte, estão se expondo nas redes sociais a fim de influenciar pessoas e ganhar notoriedade como autoridades. Nessa perspectiva, este artigo buscou compreender o impacto de nano e micro influenciadores no comportamento de compra e nas redes sociais dos estudantes do curso de Administração da Universidade Federal de São João del-Rei. A pesquisa, de natureza quantitativa e qualitativa, utilizou o método survey, com o recurso de um questionário online aplicado em outubro de 2023, para se obter informações a respeito do perfil dos estudantes e seus comportamentos de compra e nas redes sociais. Fez-se, também, entrevistas com nano e micro influenciadoras digitais encontradas aleatoriamente na rede social Instagram que se dispuseram a colaborar. Os resultados apontam que, mesmo que os influenciadores seguidos pelos discentes se caracterizem como nano e micro influenciadores, eles os seguem e os levam em consideração porque se identificam com esses influencers e, de certa forma, os consideram como amigos devido à sensação de intimidade estabelecida pela rede social e pelas interações com seus seguidores.

Publicado
2024-05-28
Como Citar
E SILVA, H. M. DE R.; SALUME, P. K.; SIQUEIRA , P. H. D. L. O IMPACTO DE NANO E MICRO INFLUENCIADORES DIGITAIS NO COMPORTAMENTO NAS REDES SOCIAIS E DE COMPRA DE DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 28 maio 2024.
Seção
EIXO 1 - Artigo Completo - Estratégia e Negócios