ATITUDES E INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DE CONSUMIDORES DE ALIMENTOS ORGÂNICOS
um estudo exploratório e descritivo
Resumo
As pessoas estão cada vez mais atentas com a saúde, com os riscos apresentados pelos alimentos processados, com a obesidade, com a longevidade e com a preservação ambiental. Com isso, a busca por alimentos orgânicos vem crescendo a cada ano. Nesse sentido, compreender o comportamento do consumidor de alimentos orgânicos acerca de suas avaliações pré-compra, intenções de compra e o boca-a-boca eletrônico, se torna relevante para a sua cadeia produtiva. Assim, o objetivo deste trabalho é compreender e descrever a avaliação pré-compra, a intenção de comprar e o boca-a-boca eletrônico (eWom) dos consumidores de alimentos orgânicos. A pesquisa é de natureza quantitativa e descritiva. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de opinião onde um questionário foi desenvolvido em uma plataforma on-line do Google Forms, sendo ele auto administrado. Dentre os resultados da pesquisa foi possível demonstrar por meio de mapas perceptuais, a existência de três grupos com alta, média e baixa intensidade de concordância quanto a avaliação pré-compra, intensão de compra e o boca-a-boca eletrônico. Sendo assim, esse estudo tem o potencial de oferecer contribuições acadêmicas quanto a compreensão de certas características comportamentais dos consumidores de alimentos orgânicos que participaram desta pesquisa.