A SEPARAÇÃO ENTRE A JORNADA DE TRABALHO E VIVÊNCIA DO LAR NA PANDEMIA DO COVID19

PERCEPÇÕES DE COLABORADORES DE UMA EMPRESA PRIVADA DO SETOR DE MOBILIDADE

  • Vitoria Ferreira Batista Universidade FUMEC
  • Thiago Soares Nunes Universidade FUMEC https://orcid.org/0000-0002-1323-8160
  • Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro Universidade FUMEC
  • Wagner Luiz Silva Universidade FUMEC
  • Ludmila Alcântara Alves Amaral Universidade FUMEC

Resumo

Muitas organizações precisaram ajustar a forma de trabalho de maneira ágil e assertiva devido a pandemia do novo Coronavírus. Poucas já praticavam ou planejavam aderir a modalidade de trabalho home office antes do surto de Covid19. Com a transmissão do vírus se propagando rapidamente, o home office se tornou a melhor alternativa para muitas empresas. Este artigo objetivou descrever a percepção de colaboradores de uma empresa privada do setor de mobilidade sobre a separação entre a jornada de trabalho e a vivência do lar durante a pandemia do covid-19. Com relação ao método, a pesquisa foi classificada como quantitativa e descritiva, utilizando questionário online para coleta dos dados e estatística descritiva para análise. Como resultados, pode-se concluir que a qualidade de vida, economia de tempo e dinheiro são algumas das principais vantagens do home office segundo os respondentes. Já a dificuldade de separar as rotinas de casa com a do trabalho e menor interação com o restante dos colaboradores foram desvantagens levantadas por alguns participantes. Apesar dos pontos negativos citados, o home office foi uma excelente escolha pela organização como forma de contorno da crise e pandemia, além de ser muito bem aceito pelos colaboradores.

Biografia do Autor

Vitoria Ferreira Batista, Universidade FUMEC

Graduada em Administração pela Universidade FUMEC.

Thiago Soares Nunes, Universidade FUMEC

Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC. Pós-Doutorado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) , com período sanduíche no Departamento de Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/Espanha). Mestre em Administração pela UFSC, Especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações pela UFSC, e Graduado em Administração pela UFSC. 

Publicado
2024-05-16
Como Citar
BATISTA, V. F.; SOARES NUNES, T.; RIBEIRO, J. S. DE A. N.; SILVA , W. L.; AMARAL, L. A. A. A SEPARAÇÃO ENTRE A JORNADA DE TRABALHO E VIVÊNCIA DO LAR NA PANDEMIA DO COVID19. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 16 maio 2024.
Seção
EIXO 2 - Artigo Completo - Gestão de Pessoas e Processos