POLÍTICA DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DE DOCENTES ESTADUAIS EM MATO GROSSO DO SUL (2016-2023)
Resumo
Na esteira das marchas e contramarchas do neoliberalismo, o presente trabalho visa estabelecer o estado do conhecimento das produções científicas sobre carreira e remuneração de docentes da educação básica pública da rede estadual de Mato Grosso do Sul, no período de 2016 a 2023. Trata de uma pesquisa bibliográfica realizada no Portal de Periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Repositório Institucional da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O levantamento retornou 8 artigos, 3 dissertações e 1 tese, produzidas entre os anos de 2011 a 2023. Da análise das fontes reunidas foi possível historicizar modificações na política de carreira docente, realizadas predominantemente por estudos históricos das carreiras docentes, dos vencimentos iniciais e finais, com o uso de fontes legais, documentais e orçamentárias, proporcionando deduções sobre a carreira e a remuneração docente, o silenciamento das vozes dos docentes e a estreita relação do perfil de política e economia adotados pelo Estado influenciando a mobilização associativa da categoria docente, incidindo nas condições materiais de existência da categoria docente só não mais precarizadas e intensificadas devido ao tensionamento causado pela luta sindical.