A PERCEPÇÃO DAS POLÍTICAS E PRÁTICAS DE RECURSOS HUMANOS COMO ESTRATÉGIA EM CENÁRIO COMPETITIVO
Resumo
O cenário de empresas de tecnologia e provedores de Internet está em ampla expansão no Brasil, principalmente, em regiões com baixa conectividade. A gestão de pessoas desempenha um papel crucial no sucesso dos pequenos e médios negócios, portanto, empresas dentro dessas especificações precisam alinhar seus colaboradores a sua estratégia. Portanto, o objetivo desse estudo foi avaliar a percepção de colaboradores sobre as Políticas e Práticas de Recursos Humanos - PPRH neste cenário de expansão. Participaram desse estudo todos os seis colaboradores de uma unidade de negócio, localizada no interior do estado do Pará, de médio-empresa provedora de Internet. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com questões sociodemográficas e a escala de PPRH. Metade dos fatores medidos foram considerados críticos: avaliação de desempenho e competências, envolvimento, e remuneração e recompensas. Enquanto a outra metade foi considerada neutra: recrutamento e seleção, condições de trabalho e treinamento, desenvolvimento e educação. Os itens sobre remuneração e recompensas foram os mais criticados pelos participantes. Conclui-se que a empresa deve rever todas as suas ações e planejamento de gestão de pessoas para alinhar estratégias que lhes permita competir com as grandes empresas que atuam no setor de internet.