O CASO MIAUDUINO
prática avaliativa desenvolvida na disciplina de Gerenciamento de Projetos no curso de Licenciatura em Computação do IFBA campus Jacobina-BA
Resumo
Dentre as diversas competências e habilidades requeridas na formação superior, a capacidade de aplicar o conhecimento adquirido na prática a partir das discussões teóricas figura como elemento indispensável e indissociável do processo de aprendizagem. Assim, esse relato busca apresentar o resultado de uma atividade prática avaliativa idealizada pela docente da disciplina de gerenciamento de projetos no curso de Licenciatura em computação do Instituto Federal da Bahia (IFBA) campus Jacobina no ano de 2022. A atividade consistia na criação de um produto que atendesse uma necessidade percebida na Instituição de Ensino tomando como base elementos do guia PMBOK discutido nas aulas. Desse modo, de forma colaborativa, foi criado o alimentador automático de gatos denominado de “Miauduino” pela turma. Os processos de idealização, programação, testes e disponibilização do produto foram realizados em sala, registrados e compartilhados em redes sociais com a finalidade de promover a difusão do conhecimento e divulgar a criação. A atividade proporcionou além de ganhos em conhecimento prático, a interação da turma e a efervescência da criatividade no ambiente de ensino, onde foi possível conhecer a importância de gerenciar um projeto em sua totalidade, considerando os desafios inerentes, até o momento da sua disponibilização para uso.