E-COMMERCE

dificuldades e desafios do jovem para a criação de um negócio

Resumo

Este trabalho buscou entender as dificuldades e desafios enfrentados por jovens empreendedores na criação de seus próprios negócios digitais. A pesquisa centrou- se na coleta de dados e questionamentos dos próprios jovens, com idades entre 18 e 26 anos, que buscam empreender em plataformas digitais ou tem a vontade de iniciar no comércio eletrônico, mas entende muito como funciona esse mercado. O objetivo geral é compreender as barreiras percebidas por esses jovens ao viabilizar a criação de um negócio ancorado em e-commerce. A metodologia do estudo quantitativa. Foram conduzidos questionários estruturados a uma amostra representativa de jovens estudantes que buscam um dia aderir ao e-commerce. A análise dos dados priorizou a identificação de padrões recorrentes de dificuldades, abordando aspectos como recursos financeiros, conhecimento técnico, desafios regulatórios e outros elementos. O trabalho visou a preencher uma lacuna no entendimento das experiências e percepções dos jovens empreendedores na esfera do e-commerce. Os resultados proporcionaram insights importantes para orientar estratégias e políticas de apoio destinadas a facilitar a criação bem-sucedida de negócios online. As conclusões forneceram uma visão das reais dificuldade e dos desafios que os jovens sentem em iniciar no e-commerce.

Biografia do Autor

Wesley de Alencar Fernandes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ- UFPI

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS). Foi monitor da disciplina Administração de Sistemas de Informação I no período letivo 2023.1. Atua como vendedor em loja de material de construção.

Jairo de Carvalho Guimarães, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) vinculado ao CCHL - Centro de Ciências Humanas e Letras (Teresina-PI). Doutorado em Educação (UFRJ); mestrado em Controladoria e Administração (UFC); especialização em Contabilidade e Planejamento Tributário (UFC); graduação em Administração (FACE - Fortaleza). Atuou por 30 anos na iniciativa privada, em bancos e seguradoras. Atuou como gerente regional e gerente comercial, respectivamente, nas corretoras de seguros da CAIXA e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Há 8 (oito) anos é professor formador do PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores. Foi membro docente junto ao CEPEX e CONSUN pelo Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos) no período 2011/2012. Foi Coordenador do Curso de Administração do Campus Picos. Foi coordenador do Curso de Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS) em dois mandatos: julho de 2016 a julho de 2018 e de agosto de 2018 a agosto de 2020. É membro representante docente do CAFS junto ao CONSUN - Conselho Universitário, CEPEX - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, CAMEN - Câmara de Ensino, ligada à PREG - Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e CAMEX - Câmara de Extensão (PREXC). Foi, por 02 (dois) anos, presidente da CPAD - Comissão Própria de Avaliação Docente, setorial Floriano. Foi membro efetivo da CPA - Comissão Própria de Avaliação, setorial Floriano. Foi professor da Rede E-TEC por 2 (dois) anos, vinculado ao Colégio Técnico de Floriano, pólo Guadalupe (PI). É membro do CAT - Comitê de Assessoramento Técnico Científico da PROPESQI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação. Há 04 (quatro) anos é membro do Comitê Interno do PIBEX - Programa Institucional de Bolsas de Projetos e Programas de Extensão, vinculado à PREXC - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Foi Coordenador Acadêmico do Curso de Especialização (Lato Sensu) em Gestão de Pequenas e Médias Empresas (carga horária de 450 horas), turma I. Possui Projetos de Extensão e de Pesquisa em vigência. É o representante do Estado do Piauí junto à ANGRAD - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (biênio 2018-2019). Atua como Elaborador de Itens para o BNI - Banco Nacional de Itens do ENADE (INEP-MEC) desde maio de 2018. É membro titular do Conselho Curador (2019-2021) da FADEX - FUNDAÇÃO CULTURAL E DE FOMENTO À PESQUISA, ENSINO, EXTENSÃO E INOVAÇÃO. Há 3 (três) anos é parecerista de trabalhos submetidos ao SEMEAD (PPGA/FEA/USP). Há 03 (três) anos é parecerista de trabalhos submetidos ao ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, promovido pela ANGRAD. Foi editor adjunto do dossiê Políticas Públicas de Estímulo ao Empreendedorismo, publicado pela RELISE - Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo. Realiza pesquisas no campo do Empreendedorismo (econômico, social, institucional e educacional); Gestão Ambiental e Sustentabilidade; Currículo; Competências Docentes; Relações do Trabalho; Motivação, Gestão de Pessoas, Gestão e Políticas Públicas; Educação, Estado e Sociedade; Transformações Sociais; Capitalismo e Políticas Públicas.

Publicado
2024-05-22
Como Citar
DE ALENCAR FERNANDES, W.; GUIMARÃES, J. DE C. E-COMMERCE. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 22 maio 2024.
Seção
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo