MERCADO CONSUMIDOR PARA PESSOAS COM INTOLERÂNCIA À LACTOSE

um estudo nos supermercados de Naviraí-MS

  • Vanessa Mendes Ortiz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Jaiane Aparecida Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar a oferta de produtos para pessoas com intolerância à lactose em Naviraí-MS. Para tanto, a revisão da literatura apresenta discussões sobre o marketing e o mercado consumidor e sobre o mercado de produtos para pessoas com intolerância à lactose. Foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva por meio de observação sistemática em oito supermercados do município, além de entrevistas não estruturadas com os gerentes de cada supermercado. Como resultados, observa-se que os produtos encontrados em todos os supermercados são o leite e o iogurte. Dentro os oitos supermercados analisados, constatou-se que os preços são altos e possui bastante oscilação de um local para o outro. A maioria dos supermercados possui pouca quantidade de tipos de produtos e marcas, com exceção de S4, que tem uma gama um pouco maior e até uma prateleira separada com identificação. Destaca-se que falta uma identificação para que a visualização e divulgação dos produtos seja mais acertada, fato que pode ser uma das causas da menor saída desse tipo de produto. Diante disso, e considerando que esse mercado está em expansão, recomenda-se que os supermercados revejam a oferta desses produtos em termos de divulgação e visibilidade.

Biografia do Autor

Jaiane Aparecida Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutorado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Publicado
2024-06-03
Como Citar
ORTIZ, V. M.; PEREIRA, J. A. MERCADO CONSUMIDOR PARA PESSOAS COM INTOLERÂNCIA À LACTOSE. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 3 jun. 2024.
Seção
EIXO 1 - Artigo Completo - Estratégia e Negócios