RADAR DA INOVAÇÃO
um estudo com empresas juniores do Rio Grande do Norte - RN
Resumo
O debate a respeito da inovação ganha força com o passar dos anos tamanho os impactos da temática na sociedade atual, em meio a acirrada competitividade e os crescentes avanços tecnológicos. Nesse contexto, uma maneira de realizar o acompanhamento e colher dados que possam melhorar os resultados é através da ferramenta chamada Radar da Inovação, afim de contribuir com o melhor desempenho organizacional. Mas essa temática é tão abrangente que tem ênfase em diversos segmentos, a exemplo tem-se as empresas e também as universidades. Nas universidades um meio de aliar teoria e prática e proporcionar experiências voltadas ao mercado é a atuação nas empresas juniores. Diante da importância dessa temática, a presente pesquisa buscou responder a seguinte problemática: qual o grau de inovação das empresas juniores do Rio Grande do Norte? Tendo como objetivo geral: mensurar o grau de inovação das empresas juniores do Rio Grande do Norte. Concluindo que as empresas júniores em sua maioria são consideradas inovadoras ocasionais. Através dos diálogos oriundos das entrevistas é possível perceber que não existem processos, metas e ou/objetivos estratégicos específicos para promoção da inovação dentro das EJs, mas, também foi possível encontrar discursos que exemplificam ações inovadoras.