PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA

  • Rodrigo Almeida UFMS
  • Lucas Antunes de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Emanoel Marcos Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Marcielle Anzilago Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Resumo

A representação fidedigna é fundamental para garantir a qualidade das informações financeiras e a confiabilidade dos mercados financeiros. No entanto, a compreensão inadequada desse conceito pode levar a práticas contábeis questionáveis e antiéticas. Assim, esse estudo objetiva analisar a percepção dos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis sobre a representação fidedigna na contabilidade. Para tal realizou-se um levantamento ou survey que envolveu estudantes de diferentes instituições de ensino superior, níveis de experiência acadêmica e profissional por meio de um questionário, que explorou a compreensão conceitual da representação fidedigna e a capacidade de aplicação desse conceito a situações contábeis. Os resultados indicam que, embora a maioria dos estudantes compreenda a importância da representação fidedigna, há lacunas em sua compreensão conceitual. Além disso, a pesquisa revela diferenças significativas entre estudantes de instituições públicas e privadas, bem como entre aqueles com e sem experiência profissional. Assim, conclui-se que, embora a maioria dos estudantes demonstre uma compreensão básica do conceito de representação fidedigna, persistem espaços significativos em seu conhecimento, dos quais podem ser atribuídos a diversos fatores, tais como a complexidade inerente do tema, a qualidade do ensino oferecido e a carência de exposição prática.

Publicado
2024-05-15
Como Citar
ALMEIDA, R.; ANTUNES DE SOUZA, L.; MARCOS LIMA , E.; ANZILAGO, M. PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 15 maio 2024.
Seção
EIXO 2 - Artigo Completo - Gestão de Pessoas e Processos