O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA E A INSERÇÃO DE UM NOVO POLO FRUTICULTOR NO CERRADO BRASILEIRO

Resumo

O presente trabalho busca entender como se deu o desenvolvimento da agricultura brasileira e a criação de um novo polo de fruticultura no bioma do cerrado, ao mesmo tempo, apontar a potencialidade produtiva do surgimento desse novo polo. Esse estudo prévio propõe, por meio de levantamentos bibliográficos e coleta de dados fornecer uma contribuição no sentido de informar sobre as potencialidades que o cerrado brasileiro possui em relação à produção de frutas. Observou-que que a agricultura brasileira passou por intenso processo de modernização nos últimos 70 anos, marcada pela dinâmica capitalista. O Estado possibilitou através de subsídios financeiros associado a financiamentos de pesquisa e desenvolvimento criar novos arranjos produtivos pelo território Nacional. Desse modo o Governo brasileiro via Embrapa Cerrados, CODEVASF, EMATER e outras instituições públicas e privadas, estão desenvolvendo uma nova Rota da Fruticultura, englobando municípios dos estados de Goiás, Minas Gerais e o Distrito Federal com a finalidade de fomentar inclusão produtiva, gerando emprego e renda para os produtores rurais, ao mesmo tempo criar um polo competitivo no que se refere a cadeia produtiva de frutas em específicos nas produções de “Berries”, principalmente no cultivo do açaí e mirtillo, frutas que apresentam um maior valor agregado.

 

Biografia do Autor

Targino Pereira de Sousa Filho, FCE UNESP Tupã/Doutorando

Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2014) - (Campus de Ourinhos/SP). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL/Campus de Maceió/AL)-(2016). Atuou como professor substituto no curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL/Campus do Sertão/Delmiro Gouveia) entre os anos 2017 e 2018. Professor Efetivo desde 2018 da Rede Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo. Atualmente é Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social do Município de Dirce Reis/SP, sendo coordenador municipal do Programa Bolsa Trabalho do Governo do Estado de São Paulo desde 2021. É Agente Desenvolvedor do Sebrae no município de Dirce Reis desde 2021. Possui experiência na área de Geografia Econômica e Política, em especifico nas áreas de Desenvolvimento Econômico e Regional.

Giuliana Aparecida Santini Pigatto, FCE UNESP Tupã, PGAD/Professora Associada

Livre-docente em Inovação e Redes Sociais em Sistemas Agroalimentares (2020); Realizou pós doutoramento na Universidade de Pisa/ Itália (2019). Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2002) . Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). É docente em Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa (RDIDP) na Faculdade de Ciências e Engenhara (FCE/UNESP), Campus de Tupã; Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Agronegócio e Desenvolvimento da UNESP de Tupã (área Interdisciplinar Capes); Pesquisadora do Cepearo e do All 4 Food: Inovação e Sustentabilidade em Sistemas Agroalimentares. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Sistemas Agroalimentares, atuando nas linhas de pesquisa de: Inovação (tecnológica, social e ambiental) e a sustentabilidade; Redes Sociais; Nova Economia Institucional - Economia dos Custos de Transação; e Comércio Internacional. 

Publicado
2024-05-16
Como Citar
PEREIRA DE SOUSA FILHO, T.; SANTINI PIGATTO, G. A. O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA E A INSERÇÃO DE UM NOVO POLO FRUTICULTOR NO CERRADO BRASILEIRO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 16 maio 2024.
Seção
EIXO 5 - Artigo Completo - Desenvolvimento L/R, Território, Urb. e Turismo