CAFÉ PARA MILLENNIALS

Desafios e oportunidades para o Agronegócio

  • Otavio Augusto Ribeiro MB/ UFF
  • Aldara da Silva Cesar

Resumo

O presente artigo analisa as possibilidades de oferta de café para a geração Y. Conceitos como sustentabilidade e qualidade, na atualidade, estão intrinsicamente ligados e permeiam uma produção agrícola eficiente e eficaz. Este estudo foi desenvolvido em caráter qualitativo, pois visa aspectos mais subjetivos e foi construída através de pesquisa descritiva, sendo realizada através de um levantamento de bibliográfico. O estudo teve o objetivo de verificar como a geração Y pode influenciar as demandas de consumo e o processo de produção da economia cafeeira. Assim, para atender as necessidades deste público exigente, surgem questões como aplicação de metodologias e tecnologias da Indústria 4.0 e da Agricultura 4.0, além da melhoria contínua dos processos da cadeia produtiva, especialmente em relação a produção cafeeira, complementando e culminando na gourmetização do café. Por fim, para propiciar aos Millennials um café que atenda suas demandas, entendendo estes como um nicho de mercado diante da gama de possibilidades de negócio, modificação geracional e alteração do modelo de produção, conforme descrito neste estudo, faz-se necessário constituir uma produção sustentável, no sentido de preservar a natureza, abarcando questões como uma qualidade superior e que proporcione experiências únicas.

 

Palavras-chave: Agricultura; Produção cafeeira; Millennials.

Publicado
2024-05-22
Como Citar
RIBEIRO, O. A.; DA SILVA CESAR, A. CAFÉ PARA MILLENNIALS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 22 maio 2024.
Seção
EIXO 6 - Artigo Completo - Gestão do Agronegócio, Economia e Bioeconomia