ANÁLISE SWOT

aplicação em uma empresa do setor varejista

  • Vinicius Lima de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Karoline Ferreira Kinoshita Goes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Daniela Althoff Philippi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Os profissionais de marketing necessitam de ferramentas auxiliares para conseguir uma boa gestão. A análise SWOT é considerada uma excelente ferramenta de auxílio aos gestores, suas siglas representam as letras iniciais das palavras strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). A análise apresenta as principais formas de desenvolver uma empresa, mostrando seus pontos positivos a serem aproveitados, pontos fracos que podem ser prejudiciais, além de situações externas que podem impulsionar ou ameaçar sua produtividade. O objetivo deste estudo é realizar a análise SWOT em uma empresa do setor varejista, localizada no município de Miranda (MS). Para alcançar o objetivo, foi realizado um estudo de caso, utilizando-se da pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e com o método de coleta por meio de entrevista semiestruturada. Os principais resultados obtidos apontam que os pontos fortes da empresa consistem em um bom atendimento, horário de funcionamento, variedades de produtos, preço e valorização do cliente e da equipe, seus pontos fracos se referem à desorganização em geral, pequena equipe e espaço interno, a empresa tem uma alta demanda como oportunidade externa e deve ficar atenta à concorrência, movimento político, ao turismo e ao movimento político como ameaças.

Publicado
2024-05-16
Como Citar
LIMA DE OLIVEIRA, V.; FERREIRA KINOSHITA GOES, K.; ALTHOFF PHILIPPI, D. ANÁLISE SWOT. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 16 maio 2024.
Seção
EIXO 1 - Artigo Completo - Estratégia e Negócios