Limites Econômicos da Economia Solidária: uma análise a partir do Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária (SIES)

  • Thassiany Cuellar do Nascimento
  • Elcio Gustavo Benini
  • Letícia Ferreira Xavier
  • Gabriel Sgrignoli Mello
  • Bruno Diego Cardozo

Resumo

Este trabalho teve como objeto de estudo o comércio justo e consumo solidário, na singularidade do ambiente econômico solidário. Seu objetivo principal foi a análise do grau de dependência dos empreendimentos solidários em relação ao mercado capitalista, com a finalidade de identificar seus gargalos, bem como as dependências mais fortes. A pesquisa foi realizada com base nos dados do Sistema de Informação em Economia Solidária (SIES), consolidados pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) do Ministério do Trabalho (MTE), o que compreendeu uma população e foram coletadas informações de 19.708 empreendimentos, por meio de um questionário de 171 questões. Com a exploração e análise dos dados, foi possível analisar as principais dificuldades vivenciadas pelos empreendimentos solidários e também retratar as compras de insumos e venda dos produtos fabricados. De acordo com os resultados obtidos, os empreendimentos solidários se encontram em uma posição de elo mais fraco do mercado, suas relações com as empresas privadas não possuem reciprocidade, sendo a comercialização o foco do seu desenvolvimento organizacional. 

Publicado
2017-10-17
Como Citar
NASCIMENTO, T. C. DO; BENINI, E. G.; XAVIER, L. F.; MELLO, G. S.; CARDOZO, B. D. Limites Econômicos da Economia Solidária: uma análise a partir do Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária (SIES). Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 1, n. 1, 17 out. 2017.