O planejamento estratégico do turismo em um destino turístico brasileiro: uma análise calcada na ferramenta da matriz SWOT

  • Bruno Matos Porto Escola de Administração e Negócios (ESAN-UFMS)
  • Daniela Althoff Philippi Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Aquidauana
  • Vanessa Aline Wagner Leite UFMS
  • Dyego de Oliveira Arruda Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ
Palavras-chave: Análise SWOT, Aquidauana, diagnóstico, planejamento estratégico.

Resumo

Para um planejamento estratégico turístico de uma localidade, proceder-se um diagnóstico da situação de um local é tarefa fundamental antes da elaboração do planejamento. Diante disso, o objetivo da pesquisa foi analisar a atividade turística de Aquidauana por meio da matriz SWOT. Para tanto, aplicou-se a análise SWOT no município de Aquidauana com base na visão dos agentes envolvidos com o turismo do município. A metodologia empregada no estudo foi recomendada para as localidades por (Kotler, 2006). Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com base em dados primários provenientes de cinco entrevistas em profundidade com gestor público, empresária e especialistas do trade turístico local, tendo em vistas a identificação de variáveis relevantes sobre as principais forças, fraquezas oportunidades e ameaças do local. Elaborou-se um mapa com a localização geográfica e a caracterização da área de estudo. A principal contribuição da pesquisa foi ter produzido um diagnóstico confiável com relação a atividade turística de Aquidauana. O artigo limita-se por aplicar uma única ferramenta metodológica, neste sentido para pesquisas futuras sugere-se utilizar a análise de conteúdo em entrevistas de atores sociais do turismo de Aquidauana para gerar resultados mais relevantes.

Biografia do Autor

Bruno Matos Porto, Escola de Administração e Negócios (ESAN-UFMS)
Mestrando em Administração da Escola de Administração e Negócios ESAN-UFMS. Bacharel em Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana
Daniela Althoff Philippi, Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Aquidauana
Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho com estágio Doutoral na North Carolina State University Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Vanessa Aline Wagner Leite, UFMS
Bolsista Capes e Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia - UFMS
Dyego de Oliveira Arruda, Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ
Pós-Doutor em Administração PPGAD-ESAN/UFMS Doutor em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo - USP

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Publicado
2019-10-07
Como Citar
PORTO, B. M.; PHILIPPI, D. A.; LEITE, V. A. W.; ARRUDA, D. DE O. O planejamento estratégico do turismo em um destino turístico brasileiro: uma análise calcada na ferramenta da matriz SWOT. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 3, n. 1, 7 out. 2019.
Seção
EIXO 5 - Artigo Completo - Desenvolvimento L/R, Território, Urb. e Turismo