COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: PERCEPÇÃO QUANTO AOS ALIMENTOS ORGÂNICOS

  • Lia Moretti e Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL (CPNA)
  • Jéssica Romagnoli Freire Campos UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL (CPNA)
  • Daiany Gomes Moreira UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL (CPNA)
  • Emerson Jhony Euzébio UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL (CPNA)
  • Nayara Jaqueline Gonçalves UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL(CPNA)
Palavras-chave: Alimentos Orgânicos, Consumo de Alimentos, Informação

Resumo

O presente trabalho buscou identificar qual é a percepção dos consumidores quanto aos alimentos orgânicos. Uma vez que é constante o crescimento do mercado brasileiro de alimentos orgânicos, deve-se considerar que sua importância é vasta tanto para o país quanto para os consumidores desses alimentos, uma vez que para que seja considerado orgânico, o produto deve ser cultivado sem agrotóxicos, hormônios, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos em quaisquer fases de sua produção, além de ter sido cultivado em um ambiente que respeite os aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos, prezando pela agricultura sustentável. A fim de alcançar o objetivo proposto nesta pesquisa, realizou-se um estudo descritivo quantitativo com acadêmicos da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, no Campus de Nova Andradina. Os resultados indicam que os participantes possuem assimetria quanto a compreensão acerca dos alimentos orgânicos.  Desta foram, concluímos que, apesar dos consumidores afirmarem entender o que são alimentos orgânicos a maioria das pessoas não consegue apontar exatamente a sua importância no dia-a-dia para obtenção de uma alimentação mais saudável já que não conhecem corretamente suas características, seu valor, cultivo e porque consumir.

Referências

CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A.; SILVA, Roberto da. Metodologia Científica. Peason, 2007.

FERREIRA, Alberes Sousa; COELHO, Alexandre Bragança. O Papel dos Preços e do Dispêndio no Consumo de Alimentos Orgânicos e Convencionais no Brasil. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 55, n. 4, p., Out./Dez. 2017.

MAPA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Perguntas e Respostas. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/organicos/perguntas-e-respostas> Acesso em: 15 de mar. de 2019.

ORGANICSNET. Para Especialista, Produtores de Orgânicos Precisam Melhorar sua Relação com os Consumidores. Disponível em: <http://www.organicsnet.com.br/2018/07/para-especialista-produtores-de-organicos-precisam-melhorar-sua-relacao-com-os-consumidores/> Acesso em: 10 de maio de 2019.

ORGANIS. ORGANIS divulga primeira pesquisa nacional com consumidores de orgânicos. Disponível em: <https://organicsnewsbrasil.com.br/consumidor/organis-divulga-primeira-pesquisa-nacional-com-consumidores-de-organicos/> Acesso em 10 de mar. de 2019.

SEBRAE NACIONAL. O Mercado para os Produtos Orgânicos está Aquecido. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-mercado-para-os-produtos-organicos-esta-aquecido,5f48897d3f94e410VgnVCM1000003b74010aRCRD> Acesso em: 15 de maio de 2019.

SOUZA, Kennedy Jamestony de Carvalho; FILHO, Rodolfo Araújo de Moraes. Perfil dos Consumidores de Produtos Orgânicos no Brasil. In: XIX Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente: XIX ENGEMA- USP. Anais... São Paulo- SP, 2017.

ZAMBERLAN, L.; BÜTTENBENDER, P. L.; SPAREMBERGER, A. O Comportamento do Consumidor de Produtos Orgânicos e seus Impactos nas Estratégias de Marketing. In: Encontro da ANPAD, 30. Anais... Salvador, 2006.

Publicado
2019-10-08
Como Citar
E SILVA, L. M.; CAMPOS, J. R. F.; MOREIRA, D. G.; EUZÉBIO, E. J.; GONÇALVES, N. J. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: PERCEPÇÃO QUANTO AOS ALIMENTOS ORGÂNICOS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 3, n. 1, 8 out. 2019.
Seção
EIXO 5 - Relato de Prática - Desenvolvimento L/R, Território, Urb. e Turismo