Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir pro rodapé
Atual
Arquivos
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Edição Atual
n. 7 (2024): Anais do 7º Enaphem
Vinícius Sanches Tizzo e Maria Cristina Araujo de Oliveira (Orgs.)
Publicado:
2025-04-13
Expediente e Editorial - Anais do 7 Enaphem
Vinícius Sanches Tizzo, Maria Cristina Araujo de Oliveira
PDF
Sessões Coordenadas (presencial)
Instrução Secundária em Mato Grosso: a trajetória da matemática para o ensino (1879-1902)
Luana Vieira Ramalho, Klinton Pinheiro Sales
PDF
Uma história sobre a criação dos cursos de Matemática na região do Bolsão/MS
Natalia Cristina da Silva, Maria Ednéia Martins
PDF
Matemática para a nova escola de primeiro grau:
uma sugestão de programa para o Rio Grande do Sul (1972)
Elisabete Zardo Búrigo
PDF
Crianças e infância em Educação Matemática
uma história da atualidade
Giovani Cammarota Gomes, Letícia Pereira Silva, Lorena Maria Ferreira de Matos
PDF
Uma Uma breve discussão sobre o uso da história oral e da pesquisa em um arquivo pessoal para a escrita de uma biografia
Jean Sebastian Toillier
PDF
A matemática no “Gymnasio” Leopoldinense no início do século XX e a formação da elite mineira: 1906 a 1922
Rosane Miguel Alvim Mendonça
PDF
Historiografia por Composição
O causo de uma banda de música
Lucas Gabriel de Souza Cruz, Rafaela Ferreira Afonso
PDF
Ensino de Transformações Geométricas em tempos de Matemática Moderna
estudo de um livro didático do Gruema
Guilherme Rodrigues Magalhães, Ana Paula Jahn
PDF
Jogando na Roda
reflexões sobre potencialidades de Rodas de Conversas para a produção de dados para pesquisa com História oral
Júlia Gabriele Silva, Maria Ednéia Martins
PDF
Uma análise de materiais didáticos de Cálculo produzidos e utilizados pelo CEFET-MG no final do século XX
Davidson Paulo Azevedo Oliveira, Nina Leão Fonseca, Otávio Gabriel Alves Lara, Érica Marlúcia Leite Pagani
PDF
Heranças da matéria Trabalhos Manuais no ensino primário paulista: reflexões sobre o programa paulista e livros didáticos dos anos 60
Josilaine Aparecida Pianoschi Malmonge, Maria Célia Leme da Silva
PDF
“Didática Viva da Matemática no Curso Primário, (1969)”: uma matemática do ensino de fração
Diogo Ferreira Jandrey, Laura Silva Dias, Edilene Simões Coesta dos Santos
PDF
O Movimento da Escola Nova:
Margarita Comas e os materiais de ensino
Anieli Joana de Godoi, David Antonio da Costa
PDF
APUA e Educação Matemática
o caso das correspondências de Ubiratan D'Ambrosio na Unicamp, 1995
Jonathan Machado Domingues, Juliana Chiarini Balbino Fernandes, Relicler Pardim Gouveia
PDF
História da Matemática em cursos de licenciatura
discussões a partir do Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio
Luciane de Fatima Bertini
PDF
Formação e desenvolvimento profissional de docentes de universidades federais mineiras
Kelly Melillo, Paulo Apipe, Maria Laura Magalhães Gomes
PDF
Uma história dos livros didáticos para ensino de Ciências no Brasil entre 1960-1970
Adriana Nogueira de Oliveira, Ana Carolina Costa Pereira, Wagner Rodrigues Valente
PDF
Notas para uma análise do Manual do Ensino Primário, de Miguel Milano
Antonio Vicente Marafioti Garnica
PDF
Vozes pelo tempo: produções de um grupo de pesquisa a partir da História Oral
Luiza Borges, Tatiane da Silva Alves, Murillo Aurélio de Moura Araujo
PDF
O Produto Educacional “EnsiGA Podcast – Ensino de Geometria Analítica: perspectiva histórica”
Daniel José de Paula, Cristina Oliveira
PDF
O que a história nos conta sobre a Teoria da Probabilidade?
Gerlan Silva da Silva, Regina Célia Grando
PDF
Preservação Digital em História da Educação Matemática
estratégias de digitalização de fontes históricas
Jonathan Machado Domingues
PDF
A Presença dos Problemas Aritméticos na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1927)
Robert Rene Michel Junior, David Antonio da Costa
PDF
A Potência da História Oral para a Pesquisa sobre Inclusão
Suelen Martins Vasconcelos, Diogo Franco Rios
PDF
Circulação internacional de saberes, constituição do campo da Educação Matemática e as correspondências do APUA
Aila Maiara Santos Nascimento, Wagner Rodrigues Valente
PDF
História do uso de paradidáticos em Matemática na Região Potengi
Anderson Souza, Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves
PDF
Fundações educacionais e a expansão do ensino superior no Brasil
um prelúdio a uma análise
Mariana Cristina Boaretti Cavenaghi Johansen, Maria Ednéia Martins
PDF
A Essência dos Métodos Modernos no Movimento da Matemática Moderna a partir das ideias de Charles D'Augustine
Laura Dias, Edilene Simões Costa dos Santos, Diogo Ferreira Jandrey, Kamila da Fonseca Veiga Cavalheiro Leite
PDF
Produções Simbólicas no Campo Científico da Educação Matemática em Mato Grosso do Sul: Uma Análise de 1990 a 2020
Kamila da Fonseca Veiga Cavalheiro Leite, Edilene Simões Costa dos Santos, Laura Silva Dias
PDF
Táticas de professores catarinenses em períodos de Escola Nova
o caso dos Comunicados Escolares de aritmética
Cintia Schneider, David Antonio da Costa
PDF
Dos Cadernos à Memória: cruzando fontes e revisitando a Matemática na formação das normalistas no Rio Grande do Sul
Maria Cecilia Bueno Fischer
pdf
O Ensino de Matemática em uma Escola Técnica Federal em Minas Gerais (1959 – 2008)
Thiago Neves Mendonça, Antonio Vicente Marafioti Garnica
PDF
Sessões Coordenadas (remoto)
Práticas de Ensino e Aprendizagem em Matemática nas Escolas Multisseriadas do campo de Ji-Paraná/RO (1977-2006)
Joziene Batista Alves Silva, Espedito Jamerson Tavares Pereira Luna
PDF
A construção de uma matemática do ensino de frações
uma análise histórica do saber profissional do professor que ensina matemática, em publicações oficiais do Estado do Rio de Janeiro durante as décadas de 1960 e 1970
Armando Tramontano, Denise França
PDF
Formação de Professores que ensinam Matemática: Uma análise a partir dos Anais do ENAPHEM
Celina Aparecida Gonçalves de Souza, Lailson dos Reis Pereira Lopes, Angelica Aparecida Pacheco
PDF
Primeiros Itinerários de Ubiratan D’Ambrosio em Prol de uma “Matemática para a Paz”
Gustavo de Miranda
PDF
A abordagem das construções geométricas em livros didáticos de Osvaldo Sangiorgi nas décadas de 1950 e 1960
Ederson Sales Pastor, Maria Célia Leme da Silva
PDF
A tensão intrínseca na Educação Matemática no Rio de Janeiro
O papel do ressentimento
Janile Oliveira, Heloisa da Silva
PDF
Revisão Estruturada de Estudos sobre Análise de Livros Didáticos e Conteúdos de Matemática em Trabalhos Publicados nos anais do ENAPHEM de 2020 e 2022
Aniele Adriane Fonseca, Emanoel Ferreira, Kivani Aparecida Teodoro da Silva, Lailson dos Reis Pereira Lopes
PDF
Exercício Historiográfico
Em cena: o Laboratório de Ensino de Matemática
Higor Eduardo, Ana Cláudia Molina Zaqueu Xavier, Douglas Marin
PDF
Léa da Cruz Fagundes e o acervo do Laboratório de Estudos Cognitivos da Universidade Federal do RS
João Colla, Maria Cecilia Bueno Fisher
PDF
Alguns Aspectos Históricos da Criação de Cursos de Licenciatura em Matemática Em Minas Gerais
Alguns Aspectos Históricos da Criação de Cursos de Licenciatura em Matemática em Minas Gerais
Paula Juliana Barbosa Faria
PDF
Revista do professor de matemática da SBM: Luiz Márcio Imenes e os artigos de geometria
Henrique Vieira dos Santos Brito, Igor Henrique Ferreira da Costa, Rejane Abadia Silva Cintra
PDF
Evolução e Impacto da Formação Docente na Superintendência Regional de Ensino de Teófilo Otoni
Uma Análise Historiográfica
Lucas Rodrigues Pereira, Towik Krull
PDF
Um exercício historiográfico na análise das pesquisas com pessoas Surdas apresentadas no Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva
Adrielly Antonia Santos Gomes, Maria Conceição Ferreira Reis Fonseca
PDF
Projetos de Pesquisa (presencial)
Estudo histórico da trajetória das demonstrações geométricas no 2º ciclo do Ensino Secundário (1951-2000).
Talita Moreira
PDF
A Educação Matemática e a produção curricular
estudos Brasil-França na década de 1990
Sidnéia Almeida Silva, Luciane de Fatima Bertini
PDF
A formação de professores de matemática na UFJF entre 1996 a 2016: um estudo a partir da legislação
Geovanna Vilela Avelar
PDF
A EJA como espaço de formação: trajetórias de professores/as de Matemática egressos/as do PROEF 2 – UFMG (1997 a 2007)
Ana Luisa Alves
PDF
Os processos de validação em contextos de geometria na formação de professores de matemática na Universidade Federal de Juiz de Fora 1990 – 2010
Regis Veríssimo Lamas de Oliveira
PDF
Formação pedagógica para o ensino de matemática no Curso de Licenciatura Curta em Ciências, de Jequié (1977-1988)
uma proposta de investigação histórica
Cleide Selma Pereira dos Santos
PDF
Os Egressos do curso de matemática da Faculdade Nacional de Filosofia (1939-1963)
Victor Negromonte Pereira, Paulo Roberto Castor Maciel
PDF
Desenho Geométrico e Processos de Validação na Formação de Professores de Matemática em Minas Gerais: 1970 a 2020
Eder Quintão Lisboa
PDF
Práticas Socioculturais de Cuidado com uma Mestra Raizeira
Eliziara Pereira Coutinho, Carolina Tamayo
PDF
O Pensamento Algébrico no ensino primário: investigação inicial no livro Aritmética Elementar I de George Augusto Büchler
Abdoral Gomes da Silva Júnior, Danilene Gullich Donin Berticelli
PDF
Projetos de Pesquisa (remoto)
Itinerários de internacionalização do Programa Etnomatemática
Diálogos d’ambrosianos entre Brasil e Itália decolonizando a Educação Matemática
Jéssica Lins de Souza Fernandes
PDF
Trajetória histórica do ensino de matemática no Colégio Dante Alighieri
Roberdan Pedrosa da Silva
PDF
A disciplina de História da Educação Matemática do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: narrativas de estudantes
Jenifer de Souza
PDF
Ubiratan D’Ambrosio e as discussões da tecnologia para ensino de matemática: estudos a partir do APUA
Elizabeth de Oliveira, Luciane
PDF
Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio: uma análise dos avanços da educação tecnológica nas aulas de matemática
Rosemeiry de Castro Prado
PDF
Ver Todas as Edições
Open Journal Systems
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários