Foco e Escopo

A pesquisa como prática profissional envolve diversos atores, áreas e instituições. A Educação Matemática no Brasil tem crescido de maneira significativa e, com isso, criam-se também diversas subáreas (linhas de pesquisa) e temáticas de especialização. Desde 2012 com a realização do primeiro Enaphem e a criação do GT-15 da SBEM em 2016, os estudos em História da Educação Matemática tem se consolidado profissionalmente como uma região de inquérito contemplando diversas abordagens, metodologias e temas. Contudo, é importante salientar que somos o Grupo de Trabalho mais recente da Sociedade e o Enaphem, agora em sua sexta edição, é ainda o mais importante local de discussão de trabalhos em História da Educação Matemática. A manutenção deste espaço, sempre aberto a interfaces com outras subáreas, mas tendo como enfoque principal a HEM, é de importância capital neste processo de amadurecimento e estabilização. Se em momentos anteriores a HEM teve sua pertinência na Educação Matemática questionada, agora sua pertinência parece certa: edições temáticas volumosas, eventos específicos, GT, disciplinas na graduação e Linhas de pesquisa em programas bem avaliados. No entanto, há, ainda, inúmeros movimentos e leituras enviesadas que buscam realocá-la como produção de saberes para a escola, curiosidade, ou um subproduto das pesquisas em História, História da Matemática, ou em História da Educação. O crescimento de grupos registrados no CNPQ que carregam em suas delimitações a História da Educação Matemática é grande, chegando a 45 registros atualmente. Assim, é preciso sempre colocar em discussão temas, objetos, métodos e metodologias, além, é claro, da divulgação de resultados, e acreditamos que o Enaphem é um espaço privilegiado para este debate.

Diante do exposto, entendemos que os trabalhos submetidos ao Enaphem devem dissertar sobre questões históricas relativas à educação matemática, seja abordando temas relativos ao próprio campo, como teorias, metodologias, objetos de estudo ou outras temáticas que centram nos processos de produção de conhecimento no lócus da História da Educação Matemática, seja abordando histórias de currículos escolares, de práticas docentes, de formações de professores que ensinam matemática, de políticas públicas, de relações de sujeitos com o ensino da matemática, de recursos  didáticos ou materiais que impliquem no ensino de matemática. Serão também aceitos trabalhos desenvolvidos na interface com outros campos e/ou abordagens de pesquisa em Educação Matemática que contribuam explicitamente com o campo da História da Educação Matemática.

O VI ENAPHEM será realizado em Flonianópolis, Santa Catarina, de 09 a 11 de novembro de 2022. O tema será “História da Educação Matemática e suas conexões com a Educação Matemática: outros problemas, outros objetos, outras abordagens...”

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos são sempre submetidos à apreciação de dois avaliadores (duplo cego), não havendo unanimidade na decisão encaminha-se a um terceiro avaliador.

Periodicidade

O ENAPHEM é um evento bienal, a publicação dos anais acompanha esta periodicidade.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsors

Apoio: UFMS, FAPESP, CNPQ, CAPES

Histórico do periódico

Histórico

As pesquisas sobre História da educação matemática têm crescido exponencialmente nos últimos anos no Brasil e no exterior. Sinais desse crescimento podem ser vistos na consolidação de grupos de pesquisa como o HIFEM, GHOEM, GHEMAT dentre vários outros brasileiros, eventos internacionais, a exemplo do CIHEM, bem como pela enorme quantidade de artigos e livros nacionais e internacionais, e produções de teses, dissertações, trabalhos de iniciação científica desenvolvidos em diversos programas de pós-graduação. É revelador o fato de um dos principais periódicos internacionais da área – BOLEMA -, depois da chamada para o número temático “História da educação matemática”, em 2010, ter publicado dois volumes para abrigar uma grande quantidade de trabalhos de indiscutível qualidade, que atestam o avanço do conhecimento na área. Vários outros periódicos promoveram edições temáticas sobre História da educação matemática, e todos foram publicados com textos, produzidos por vários autores nacionais e estrangeiros, abordando uma grande diversidade de temas. Ressalta-se ainda a criação da HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática em 2015 (http://histemat.com.br/).

Muitos encontros têm sido realizados para possibilitar a divulgação, debate e troca de experiências de pesquisa sobre história da educação matemática. Em boa medida, eles ocorrem ou no interior de eventos mais amplos da Educação Matemática / História da Matemática ou são promovidos por grupos de pesquisa ou foram especificamente criados com a função de congregar pesquisadores do campo da História da Educação Matemática. Em 2016 foi criado o GT 15 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA como um dos Grupos de Trabalho vinculado à SBEM – Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Acrescenta-se ainda que, mesmo sem antes ter ocorrido um evento nacional, professores brasileiros com pesquisas em história da educação matemática, tomaram a iniciativa de, junto com colegas de Portugal, México, Espanha, Cuba e Venezuela realizarem o I CIHEM – Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática. O Evento ocorreu na Universidade da Beira Interior, na cidade de Covilhã, em Portugal, entre os dias 26 a 29 de maio de 2011. Ao término desse evento internacional, vários pesquisadores brasileiros, ainda em Portugal, analisaram a pertinência de promover, já em 2012, um evento nacional de modo a reunir uma comunidade de pesquisa que estava em grande expansão. Assim, tem início a criação do I ENAPHEM – Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.

A primeira edição do evento foi realizada em Vitória da Conquista (BA), nos dias 01 a 03 de novembro de 2012 (http://enaphem.galoa.com.br). O sucesso dessa iniciativa, que contou com um grande número de participantes e trabalhos apresentados, levou a realização da segunda edição, em 2014. Como resultado importante do evento, tivemos além dos Anais, a publicação do livro História da Educação Matemática no Brasil: Problemáticas de pesquisa, fontes, referências teórico-metodológicas e histórias elaboradas, cujo objetivo foi refletir sobre e divulgar ainda mais amplamente a produção científica divulgada no evento.

O II ENAPHEM foi realizado em Bauru (SP), nos dias 31/10 e 1 e 2/11, do ano de 2014,  tendo como temática: “Fontes, temas, metodologias e teorias: a diversidade na escrita da História da Educação Matemática no Brasil” (http://www2.fc.unesp.br/enaphem/index.php), tendo também grande número de pesquisadores presentes e mais de 300 trabalhos apresentados. Seguindo a primeira edição, novamente, uma sistematização dos temas abordados em vários estudos em desenvolvimento foi elaborada e reunida no livro Pesquisas em História da Educação Matemática no Brasil: sob o signo da pluralidade, publicado no III ENAPHEM.

Em 2016, de 31 de outubro a 2 de novembro, o III ENAPHEM ocorreu em São Mateus (ES) (http://www.eventos.ufes.br/enaphem/3enaphem), sediado na UFES. O tema desta terceira edição foi “História da educação matemática e formação de professores”. Assim como ocorreu nas edições anteriores, houve a publicação de um livro síntese lançado no IV ENAPHEM, em 2018, intitulado História da Educação Matemática e Formação de Professores. Novamente o sucesso do evento se repetiu, e a temática foi tão instigante e potente que houve, por parte dos participantes, a solicitação que o tema fosse mantido para a quarta edição do ENAPHEM. Tal solicitação mostrou-se significativa por vários motivos, dentre os quais devem ser citadas as drásticas mudanças que ocorreram no cenário político e educacional brasileiro nos últimos anos, implicando cortes de verbas de custeio para cursos de licenciatura a distância, descontinuidade de programas como PIBID e OBEDUC, além dos cortes nos financiamentos de pesquisa dentre as quais aquelas muitas relacionadas à formação de professores, seja para a educação básica ou superior.

Desta forma, optou-se por realizar em Campo Grande (MS), no ano de 2018, o IV ENAPHEM, com o tema: “Formação de Professores: história, cultura e política” na tentativa de retomar, ampliar e amplificar as discussões sobre “Formação de Professores” já postas por essa comunidade de pesquisadores. Elementos como cultura e política refletem preocupações contemporâneas sobre a formação de professores e a educação de forma geral, e foram tomados de forma entrelaçada, cujo tratamento é tão significativo quanto urgente, considerando o momento político da época. Assim como nas demais edições, publicou-se a obra História da Educação Matemática e Formação de Professores: aproximações possíveis.

No ano de 2020, sediado em Natal (RN), ocorrido em período de pandemia COVID-19 na modalidade remota, o V ENAPHEM teve tema “Panoramas curriculares e circulação de conhecimento”. Foi a primeira edição nesta modalidade que ocorreu de forma mais alargada na programação e procurou ser mais inclusiva. 

No que se refere aos locais de realização do evento, diga-se, busca-se uma descentralização nas escolhas de sedes do ENAPHEM. Por ora, e assim como feito nas outras edições, Florianópolis foi escolhida como sede da sexta edição devido a sua localização geográfica no sul brasileiro. Além deste aspecto, a UFSC, campus de Florianópolis, possui um Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT, com mestrado e doutorado, nota 6 CAPES, que agrega os grupos de pesquisa GECEM - Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática e o  GHEMAT-SC – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática – Santa Catarina, cujos membros realizam pesquisas na temática,  compondo a comissão de organização. Ademais, na UFSC encontra-se sediado o Repositório Institucional de fontes para as pesquisas em História da educação matemática (https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/1769), espaço virtual composto em quase 6000 itens de digitalizações de documentos históricos que são utilizados nas diversas pesquisas do campo da História da educação matemática (Hem).