Os Egressos do curso de matemática da Faculdade Nacional de Filosofia (1939-1963)
Resumo
Este projeto de pesquisa visa investigar os alunos que se formaram no curso de Matemática da Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) entre 1939 e 1963. Fundada durante o governo de Getúlio Vargas, a FNFi tinha como objetivo formar professores para o ensino secundário, oferecendo tanto bacharelado quanto licenciatura em Matemática. A ausência de estudos acadêmicos sobre os egressos desse curso motivou a realização desta pesquisa. O referencial teórico-metodológico adotado é a prosopografia, que envolve a criação de uma biografia coletiva de um grupo social específico. As etapas do trabalho prosopográfico incluem a definição da população a ser estudada, coleta, organização, análise e interpretação dos dados, além da divulgação dos resultados. Serão coletadas informações pessoais, profissionais e acadêmicas dos egressos, que serão organizadas em uma planilha eletrônica. Os dados serão obtidos a partir de acervos físicos e digitais. Após a análise, os resultados serão contextualizados historicamente para uma melhor compreensão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado