A abordagem das construções geométricas em livros didáticos de Osvaldo Sangiorgi nas décadas de 1950 e 1960
Resumo
O estudo analisa a abordagem das construções geométricas em dois livros didáticos de matemática do ensino secundário, um da década de 1950 e outro da década de 1960. O estudo revela a mudança da abordagem das construções geométricas nos dois livros didáticos. A obra da década de 1950 apresenta as construções geométricas como aplicações práticas de conceitos teóricos previamente estudados, inseridas no final dos capítulos. Em contraste, a obra da década de 1960, produzida durante o período de ascensão do Movimento da Matemática Moderna no Brasil, integra mais estreitamente as construções geométricas ao longo dos capítulos, utilizando-as como ferramentas de apoio para a compreensão dos conceitos geométricos.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado