Primeiros Itinerários de Ubiratan D’Ambrosio em Prol de uma “Matemática para a Paz”
Resumo
O texto tem por objetivo registrar os primeiros delineamentos de pesquisa em perspectiva histórica a respeito do envolvimento de Ubiratan D’Ambrosio com a temática da paz, mais particularmente a “Matemática para a Paz”. O período focalizado vai de 1979 a 1996, época em que Ubiratan faz parte formalmente das Pugwash Conferences on Science and World Affairs, organização que, desde 1957, tem-se notabilizado por promover eventos cuja preocupação principal é a paz e o desarmamento nuclear. O interesse se justifica pela relação entre eixos temáticos aparentemente distintos, o que leva Ubiratan a estabelecer ao longo de duas décadas novos interlocutores e conceitos. Essas redes de sociabilidade aliadas às suas experiências e participações nos debates internacionais trouxeram elementos que acabaram incorporados no campo da Educação Matemática e da Etnomatemática. A pesquisa apresentada ampara-se na materialidade documental do APUA (Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio).
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado