Evolução e Impacto da Formação Docente na Superintendência Regional de Ensino de Teófilo Otoni

Uma Análise Historiográfica

  • Lucas Rodrigues Pereira Superintendência Regional de Ensino de Teófilo Otoni
  • Towik Krull Superintendência Regional de Ensino de Teófilo Otoni

Resumo

O Este estudo investiga a trajetória da formação docente promovida pela Superintendência Regional de Ensino de Teófilo Otoni (SRE-TO) e avalia seu impacto nas práticas pedagógicas e nos resultados educacionais. Utilizando uma abordagem historiográfica, a pesquisa combina análise documental e entrevistas qualitativas para examinar as iniciativas de formação desde a década de 1990 até o presente. A análise documental inclui relatórios, documentos normativos e dados de avaliações educacionais, enquanto as entrevistas com professores e gestores oferecem insights sobre as experiências e percepções dos participantes. Os resultados indicam que as formações contribuíram para a adoção de metodologias ativas e ferramentas pedagógicas inovadoras, como o Geoplano, resultando em um ensino mais dinâmico e interativo. Além disso, os dados de avaliações sistêmicas, como o IDEB e a Prova Brasil, mostram melhorias no desempenho escolar associadas às formações. Apesar das limitações da pesquisa, a combinação de diferentes fontes de dados proporciona uma visão abrangente e detalhada dos efeitos das formações na SRE-TO.

Publicado
2025-03-08
Como Citar
Rodrigues Pereira, L., & Krull, T. (2025). Evolução e Impacto da Formação Docente na Superintendência Regional de Ensino de Teófilo Otoni. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22241
Seção
Exercício Historiográfico