Uma análise de materiais didáticos de Cálculo produzidos e utilizados pelo CEFET-MG no final do século XX

Resumo

     Esse artigo é resultado de um projeto de pesquisa de Iniciação Científica Júnior e tem o objetivo de analisar e comparar o conteúdo de Cálculo presente em dois materiais didáticos de Matemática do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. É um estudo documental que contou, também, com duas entrevistas de modo a compreender as principais diferenças percebidas entre um material focado no currículo de matemática tradicional e outro produzido especificamente para alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Conclui-se que a principal diferença entre tais conteúdos está nos exemplos e exercícios; enquanto um material produzido na década de 1973 é voltado para o currículo tradicional e apresenta exercícios e exemplos majoritariamente teóricos e numéricos, o livro produzido em 1991 fornece, além de exercícios numéricos, aplicações dos conteúdos apresentados no contexto da Física, Geometria e de conteúdos de alguns Cursos Técnicos.

Biografia do Autor

Nina Leão Fonseca, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Estudante do curso Técnico de Mecânica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Otávio Gabriel Alves Lara, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Estudante do Curso Técnico de Mecânica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. 

Érica Marlúcia Leite Pagani, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática (UNICSUL - São Paulo). Professora do Departamento de Matemática do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. 

Publicado
2025-03-08
Como Citar
Azevedo Oliveira, D. P., Leão Fonseca, N., Alves Lara, O. G., & Leite Pagani, Érica M. (2025). Uma análise de materiais didáticos de Cálculo produzidos e utilizados pelo CEFET-MG no final do século XX. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22244
Seção
Sessões Coordenadas (presencial)