A formação de professores de matemática na UFJF entre 1996 a 2016: um estudo a partir da legislação

  • Geovanna Vilela Avelar Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

Este texto pretende apresentar uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora – PPGEM-UFJF que busca investigar as transformações curriculares do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nas últimas décadas (1996 - 2016). A investigação será baseada na legislação federal referente à formação de professores, visando compreender como as exigências para uma identidade própria do curso de licenciatura se manifestam no curso da UFJF. O estudo também pretende apresentar referências teórico-metodológicas relacionadas à História da educação matemática, além de utilizar a legislação como fonte histórica e oferecer um breve histórico sobre a formação de professores no Brasil.

Publicado
2025-03-08
Como Citar
Vilela Avelar, G. (2025). A formação de professores de matemática na UFJF entre 1996 a 2016: um estudo a partir da legislação. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22245
Seção
Projetos de Pesquisa (presencial)