Historiografia por Composição
O causo de uma banda de música
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta de pesquisa em Educação Matemática que assume uma historiografia por composição, isto é, que mobiliza os elementos historiográficos pensando tanto nas formas quanto nos conteúdos. Para tanto, se pergunta: de que modos agenciar os elementos da memória em uma composição que assuma a sua própria incompletude, contando mais pelas e sobre as formas do que por qualquer conteúdo que se intenciona capturar? Assim, tomamos a composição científica do mesmo modo que as composições artísticas, produzindo discursos, ideias e sensações. Como materialidade, se expõe resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em Educação Matemática. Esta pesquisa, que se desenvolve junto a uma banda de música, opera os elementos historiográficos assumindo-os como elementos de uma composição que é, também, musical.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado