A matemática no “Gymnasio” Leopoldinense no início do século XX e a formação da elite mineira: 1906 a 1922

  • Rosane Miguel Alvim Mendonça Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

O presente texto, fruto de uma dissertação de mestrado, ainda em fase de desenvolvimento, tem por objetivo construir uma representação, para saber mais sobre o ensino de matemática no “Gymnasio” Leopoldinense , no início do século XX. Para essa tarefa iremos utilizar os aportes teórico-metodológicos da História Cultural, de Burke e Chartier, a Cultura Escolar de Julia e as Disciplinas Escolares de Chervel. Após as análises iniciais, tentaremos responder à questão de pesquisa: quais matemáticas estavam presentes como disciplinas escolares nesta escola, no interior de Minas Gerais, de 1906 a 1922. Encontramos relevância neste estudo ao percebermos a falta de literatura específica sobre esses ensinos, especificamente o da matemática, e como eles permeiam o cotidiano escolar, favorecendo um ideário de inovações pedagógicas e educação de qualidade, vinculadas ao ingresso dos estudantes do “Gymnasio” Leopoldinense nas universidades da República e sua inserção nos diversos domínios das sociedades mineira e brasileira, o que parece ser uma vontade de dominação e manutenção do poder das elites dominantes da época.

Publicado
2025-03-07
Como Citar
Miguel Alvim Mendonça, R. (2025). A matemática no “Gymnasio” Leopoldinense no início do século XX e a formação da elite mineira: 1906 a 1922. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22258
Seção
Sessões Coordenadas (presencial)