A matemática no “Gymnasio” Leopoldinense no início do século XX e a formação da elite mineira: 1906 a 1922
Resumo
O presente texto, fruto de uma dissertação de mestrado, ainda em fase de desenvolvimento, tem por objetivo construir uma representação, para saber mais sobre o ensino de matemática no “Gymnasio” Leopoldinense , no início do século XX. Para essa tarefa iremos utilizar os aportes teórico-metodológicos da História Cultural, de Burke e Chartier, a Cultura Escolar de Julia e as Disciplinas Escolares de Chervel. Após as análises iniciais, tentaremos responder à questão de pesquisa: quais matemáticas estavam presentes como disciplinas escolares nesta escola, no interior de Minas Gerais, de 1906 a 1922. Encontramos relevância neste estudo ao percebermos a falta de literatura específica sobre esses ensinos, especificamente o da matemática, e como eles permeiam o cotidiano escolar, favorecendo um ideário de inovações pedagógicas e educação de qualidade, vinculadas ao ingresso dos estudantes do “Gymnasio” Leopoldinense nas universidades da República e sua inserção nos diversos domínios das sociedades mineira e brasileira, o que parece ser uma vontade de dominação e manutenção do poder das elites dominantes da época.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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