Alguns Aspectos Históricos da Criação de Cursos de Licenciatura em Matemática Em Minas Gerais
Alguns Aspectos Históricos da Criação de Cursos de Licenciatura em Matemática em Minas Gerais
Resumo
Este trabalho tem como objetivo descrever a trajetória de alguns cursos de formação de Professores de Matemática no Estado de Minas Gerais. Apontamos neste estudo a criação dos cursos das instituições UFMG, UFV, Unimontes e IFNMG. As criações dos cursos foram justificadas pela demanda e falta de profissionais com formação adequada na área. O estudo tem uma abordagem de pesquisa qualitativa, é caracterizado por pesquisa bibliográfica. A partir do levantamento das pesquisas, percebemos que no início da implantação de curso houve muitas dificuldades, falta de professores, recursos, entre outros. Portanto, na atualidade, é importante ressaltar que melhorou de forma significativa a qualidade, disciplinas, professor formador qualificado, que até então nos primeiros anos da implantação dos cursos, os professores eram engenheiros.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado