Crianças e infância em Educação Matemática
uma história da atualidade
Resumo
O trabalho discute a produção de uma cartografia de trabalhos publicados em periódicos e anais de eventos de relevo no campo da Educação Matemática com vistas a responder como a pesquisa com crianças vem se configurando nesse campo. Revisamos trabalhos publicados de 2012 a 2022 em quatro periódicos e em anais de dois dos eventos mais importantes da área no Brasil. Uma história da atualidade dá visibilidade a quatro características: ao fazer pesquisa com crianças, a Educação Matemática não vem problematizando explicitamente concepções de infância e criança que guiam suas reflexões; os trabalhos operam com uma equivalência entre as noções de criança e aluno; o cognitivismo de inspiração piagetiana é a o regime hegemônico de leitura da atividade matemática das crianças; as pesquisas vêm promovendo uma antecipação do uso de ferramentas didático-metodológicas da Educação Matemática para crianças cada vez menores, com destaque para trabalhos que utilizam a Educação Estatística e a Modelagem Matemática na Educação Infantil.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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