Práticas de Ensino e Aprendizagem em Matemática nas Escolas Multisseriadas do campo de Ji-Paraná/RO (1977-2006)

  • Joziene Batista Alves Silva UNIR
  • Espedito Jamerson Tavares Pereira Luna Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE da Universidade do Estado do Mato Grosso https://orcid.org/0000-0003-0282-0531

Resumo

Este artigo se insere no campo da História da Educação Matemática e investiga as práticas de ensino
e aprendizagem em matemática nas escolas multisseriadas do campo de Ji-Paraná/RO, entre 1977 e
2006. Esse recorte temporal foi escolhido desde a criação do município até a emissão do decreto nº
10.302/2006, que instituiu as Escolas Polos e extinguiu as escolas multisseriadas. A pesquisa baseia-
se nos teóricos Bloch (2001), Le Goff (1992) e Ginzburg (1989), utilizando métodos exploratórios que
combinam pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com professores e ex-alunos. Os
resultados indicam que, apesar dos desafios e da escassez de recursos, os professores adotaram
práticas inovadoras e colaborativas, tornando o ensino de matemática mais acessível e relevante para
os alunos.

Palavras-chave: Escolas Multisseriadas; Ensino e aprendizagem de Matemática; História da
Educação Matemática; Ji-Paraná

Publicado
2025-03-07
Como Citar
Batista Alves Silva, J., & Jamerson Tavares Pereira Luna, E. (2025). Práticas de Ensino e Aprendizagem em Matemática nas Escolas Multisseriadas do campo de Ji-Paraná/RO (1977-2006). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22474
Seção
Sessões Coordenadas (remoto)