Práticas de Ensino e Aprendizagem em Matemática nas Escolas Multisseriadas do campo de Ji-Paraná/RO (1977-2006)
Resumo
Este artigo se insere no campo da História da Educação Matemática e investiga as práticas de ensino
e aprendizagem em matemática nas escolas multisseriadas do campo de Ji-Paraná/RO, entre 1977 e
2006. Esse recorte temporal foi escolhido desde a criação do município até a emissão do decreto nº
10.302/2006, que instituiu as Escolas Polos e extinguiu as escolas multisseriadas. A pesquisa baseia-
se nos teóricos Bloch (2001), Le Goff (1992) e Ginzburg (1989), utilizando métodos exploratórios que
combinam pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com professores e ex-alunos. Os
resultados indicam que, apesar dos desafios e da escassez de recursos, os professores adotaram
práticas inovadoras e colaborativas, tornando o ensino de matemática mais acessível e relevante para
os alunos.
Palavras-chave: Escolas Multisseriadas; Ensino e aprendizagem de Matemática; História da
Educação Matemática; Ji-Paraná
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado