Em cena: o Laboratório de Ensino de Matemática
Resumo
O presente trabalho propõe apresentar um exercício historiográfico em torno do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) elaborado a partir de uma iniciação científica em estágio inicial. Para isso, nos respaldamos nos pressupostos teóricos-metodológicos da História Oral, em especial, aquela praticada no/pelo Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM) do qual os autores são membros. Assim, a partir de fontes documentais, materiais disponíveis no LEM/IME/UFU e narrativas provenientes de entrevistas com docentes que, em diferentes espaços e tempos, estiveram envolvidos com o laboratório, é que se fez possível constituir uma história do movimento de criação e permanência deste espaço no IME-UFU. Com esse exercício, entendemos que foi possível não só dizer de um LEM/IME/UFU como também de modos pelos quais ele contribuiu com a formação (inicial e continuada) de docentes que ensinam Matemática.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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