Estudo histórico da trajetória das demonstrações geométricas no 2º ciclo do Ensino Secundário (1951-2000).
Resumo
Este projeto de doutorado investiga os processos de validação em geometria euclidiana no Ensino Médio, enfocando as mudanças ocorridas na segunda metade do século XX, especialmente no estado de São Paulo. A pesquisa está organizada em duas etapas principais: a primeira examina as fontes referentes ao Movimento da Matemática Moderna (1950-1980), e a segunda analisa o período pós Movimento da Matemática Moderna até chegar nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1980-2010). O estudo se baseia em referenciais teóricos da História Cultural, em particular nas obras de Peter Burke entre outros teóricos, e emprega uma abordagem qualitativa para análise documental priorizando legislações e livros didáticos. O objetivo é compreender e relatar como os processos de validação em geometria foram moldados por normatizações e práticas culturais, influenciando a Educação Matemática e a formação de professores.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado