POTENCIALIDADES DE UMA FORMAÇÃO CRÍTICA
OFICINAS CULTURAIS COMO FORMATIVIDADE EM DEVIR
Resumo
Este trabalho trata das oficinas culturais como formatividade em devir: contribuições para a formação crítica dos professores. Queremos explorar as potencialidades das oficinas culturais como estratégia formativa para o desenvolvimento de uma formação crítica dos professores, considerando seus potenciais para a ampliação da visão de mundo dos professores, para a reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas e para a valorização da diversidade cultural na educação. O ambiente escolar é um espaço fundamental para a construção de conhecimentos, valores e atitudes dos estudantes, e os professores são responsáveis por essa formação integral. Portanto, é importante que os professores estejam preparados para lidar com a diversidade cultural e artística que permeia a sociedade atual e que estimulem em seus estudantes uma postura reflexiva e crítica diante dos desafios do mundo contemporâneo. Nesse sentido, as oficinas culturais podem contribuir significativamente para o desenvolvimento de uma formação crítica dos professores. Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica narrativa de cunho descritivo-exploratório, visando “cartografar” os principais elementos da temática. Serão abordados aspectos de educação, cultura e formação de professores por meio do tema das oficinas culturais enquanto formatividade em devir. A metodologia consiste em uma análise de estudos já publicados sobre o tema, visando identificar os principais resultados e conclusões das pesquisas anteriores.
Referências
ENGEL, Nidia Lorise; RIFFEL, Aline Cristina; KUNZLER, Vilson. PREPARAÇÃO VOCAL DAS OFICINAS CULTURAIS DO SESI SANTA ROSA E OS RESULTADOS NO GRUPO SESI SHOW. Salão do Conhecimento, 2014.
GADOTTI, Moacir. Educação popular, educação social, educação comunitária. In: Congresso Internacional de Pedagogia Social. 2012.
GOMES, Nilma Lino et al. IDENTIDADES E CORPOREIDADES NEGRAS-OFICINAS CULTURAIS. 6º Encontro de Extensão da UFMG. p. 130.
NÓVOA, A. Formação de professores e ação pedagógica. Lisboa, Educar, 2002.
RODRIGUES, Alessandra; DE ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Currículo, narrativas digitais e formação de professores: Experiências da pós-graduação à escola. Revista Portuguesa de Educação, v. 30, n. 1, p. 61-83, 2017.