POTENCIALIDADES DE UMA FORMAÇÃO CRÍTICA

OFICINAS CULTURAIS COMO FORMATIVIDADE EM DEVIR

  • Larissa Aparecida Do Nascimento Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Alex Sander da Silva
  • Diego Quadras de Bem
  • Guilherme Orestes Canarim
Palavras-chave: Oficinas culturais; Formação crítica; Diversidade cultural; Práticas pedagógicas

Resumo

Este trabalho trata das oficinas culturais como formatividade em devir: contribuições para a formação crítica dos professores. Queremos explorar as potencialidades das oficinas culturais como estratégia formativa para o desenvolvimento de uma formação crítica dos professores, considerando seus potenciais para a ampliação da visão de mundo dos professores, para a reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas e para a valorização da diversidade cultural na educação. O ambiente escolar é um espaço fundamental para a construção de conhecimentos, valores e atitudes dos estudantes, e os professores são responsáveis por essa formação integral. Portanto, é importante que os professores estejam preparados para lidar com a diversidade cultural e artística que permeia a sociedade atual e que estimulem em seus estudantes uma postura reflexiva e crítica diante dos desafios do mundo contemporâneo. Nesse sentido, as oficinas culturais podem contribuir significativamente para o desenvolvimento de uma formação crítica dos professores. Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica narrativa de cunho descritivo-exploratório, visando “cartografar” os principais elementos da temática. Serão abordados aspectos de educação, cultura e formação de professores por meio do tema das oficinas culturais enquanto formatividade em devir. A metodologia consiste em uma análise de estudos já publicados sobre o tema, visando identificar os principais resultados e conclusões das pesquisas anteriores.

Referências

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Publicado
2023-11-04
Seção
Resumos Expandidos