FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO CONTINUADA

PRODUÇÃO TEXTUAL PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE TIJUCAS/SC

  • Marcelo Juchem Univali

Аннотация

Surgida entre a arte a ciência, a fotografia tem sido cada mais respeitada nos círculos acadêmicos mundo afora, embora ainda exista um longo percurso quando comparada à importância da tradição textual (ROUILLÉ, 2009). Já no Brasil e na América Latina este movimento também é visível, com mais ênfase desde os anos 70, e hoje a fotografia se relaciona com inúmeras outras áreas do conhecimento (KOSSOY, 2001). Neste sentido, o objetivo aqui é socializar a experiência recente de Formação Continuada aos professores da rede pública de Tijucas/SC, em 2023/1. Este relato é importante pois exemplifica como a fotografia pode ser usada em atividades de formação docente em outras áreas do conhecimento e pode incentivar outros casos. Cada uma das quatro formações sobre Produção textual (para professores da Educação Básica Fundamental I e II, com aproximadamente 4 horas) partiu da apresentação da proposta e breves informações sobre as diferenças de importância da fotografia no mundo e, especialmente, no Brasil. Após, foi realizada a retomada de conceitos de gêneros textuais (BIZELLO et al, 2020), seguida de atividade prática de criação textual a partir de foto selecionada coletivamente. Ao fim, foram socializados e discutidos os resultados e, mais importante, consideradas outras possibilidades de atividades pedagógicas interdisciplinares usando foto como: relatos pessoais, envolvimento da família para escolha das fotos, produção fotográfica seguida de produção textual livre, leituras sociais, visuais e históricas de fotos etc. Ao fim foi possível relacionar a fotografia não apenas com português, mas também com áreas como a geografia, história e ciências, o que foi bastante esclarecedor e produtivo aos participantes, que demonstraram interesse em envolver seus alunos a partir do uso de novas e mais acessíveis tecnologias como a fotografia.

Литература

BIZELLO, A.; et al. Gêneros textuais didáticos e análise de materiais didáticos de Letras. Grupo A / Bookman, 2020, E-book.
KOSSOY, B. Fotografia & História. 2a ed. rev. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
ROUILLÉ, A. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac SP, 2009.
Опубликован
2023-11-07
Раздел
Resumos Simples