HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOCENTE
DIÁLOGOS COM A PERSPECTIVA DE GÊNERO
Аннотация
O presente trabalho tem como objetivo refletir acerca da história da formação docente e a atuação das mulheres nesse cenário, apontando os pontos marcantes da construção dessa trajetória até a chegada à profissionalização docente. Este trabalho tem como metodologia a revisão de literatura e análise de conteúdo de estudos e obras que tratam da temática. Através deste estudo busca-se evidenciar a sinuosidade dessa trajetória, as lutas e resiliências que integram todo o processo demonstrando que a atuação feminina nos contextos sociais é de protagonista de suas ações e conquistas e não de sujeitos subjugados, embora esteja evidenciado que a sociedade do período estudado as tratasse desse modo. Desse modo, entendemos que a busca por espaço e reconhecimento na sociedade, por parte das mulheres, não é uma ação linear, porém, necessariamente se dá de forma contínua visto que é identificado silenciamentos sobre a questão de gênero em alguns contextos sociais.
Литература
Disponível em http://www.cedes.unicamp.br
LOURO, G. L. Mulheres na sala de aula. p. 443 – 481. In: PRIORE, M. D. (org.) História das mulheres no Brasil. 7, ed. – São Paulo: Contexto, 2004.
OLIVEIRA, D. A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1127-1144, Set./Dez. 2004
Disponível em http://www.cedes.unicamp.br
TARDIF, M. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 123, p. 551-571, abr.-jun. 2013
Disponível em http://www.cedes.unicamp.br