PESQUISA EM EDUCAÇÃO

FORMANDO DOCENTES PARA UM FUTURO MELHOR

  • Maiza Silva dos Santos Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: Pesquisa em educação; formação docente; emancipatória

Resumo

A pesquisa educacional desempenha um papel crucial na formação docente, fornecendo aos educadores e educadoras a oportunidade de desenvolver um conhecimento mais profundo e crítico sobre sua própria prática pedagógica. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo discutir a importância da pesquisa em educação para a formação de professores e professoras e apresentar uma reflexão sobre a filiação epistemológica que norteia a pesquisa educacional. A metodologia adotada neste estudo consiste em uma revisão bibliográfica de artigos e livros que abordam o tema da pesquisa em educação e sua relação com a formação docente. A partir da análise das referências selecionadas, a abordagem crítica emerge como uma das abordagens epistemológicas mais pertinentes para orientar a pesquisa em educação. Uma abordagem crítica, fundamentada, neste estudo, sobretudo nas obras de Michel Foucault e Paulo Freire, permite uma análise aprofundada e crítica das relações de poder que permeiam a prática pedagógica. Com base nestas reflexões, é possível desenvolver uma prática pedagógica mais inclusiva e emancipatória. Como resultado, este estudo conclui que a pesquisa em educação é um elemento fundamental para a formação docente. Através dela, os educadores podem aprimorar suas habilidades e conhecimentos, além de desenvolver uma visão mais crítica e reflexiva sobre sua própria prática pedagógica. Nesse sentido, a adoção da abordagem crítica é uma contribuição valiosa para a pesquisa em educação e para a formação de professores e professoras comprometidos com a promoção da justiça social e da igualdade educacional.

Referências

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Publicado
2023-11-07
Seção
Resumos Simples