MACUMBAS BRASILEIRAS

TERRITÓRIOS DE EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

  • Mariana Semião de Lima Prefeitura Municipal de Vinhedo
  • Norma Silvia Trindade Lima Departamento de Ensino e Práticas Culturais Faculdade de Educação e Programa de Pós-graduação em Educação – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Abstract

Ainda que se trate de uma instância formativa de excelência e socialmente referendada, a escola não é o único lugar onde a educação acontece. Existem outros territórios formadores para além do ambiente escolar que podem colaborar significativamente com a educação escolar. Esse trabalho tematiza sobre práticas culturais/formativas assentadas em matizes e ancestralidades afro-brasileira como comunidades de produção de saber. Nosso objetivo é afirmar os candomblés e as capoeiras como comunidades educativas-formativas capazes de cruzar e tensionar a pretensa universalidade do cânone ocidental com outras perspectivas fundamentadas nas circulações de experiências entre seus participantes.  Trata-se de um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento com opção teórico-metodológica pela investigação narrativa (auto)biográfica produzida em encontros narrativos que possibilitaram a mobilização da memória dos participantes da pesquisa, sendo estes adultos/as negros/as líderes de comunidades e jovens integrantes desses territórios. Os referenciais teóricos estão ancorados em perspectiva educacional inclusiva, estudos pós-coloniais e culturais. Acessar e aprender com esses territórios nos oferece fomentar o diálogo sobre as possibilidades educacionais em práticas afro-brasileiras que potencializam a visibilidade de gentes, corpos e saberes historicamente subalternizados.  

Autor/innen-Biografie

Norma Silvia Trindade Lima, Departamento de Ensino e Práticas Culturais Faculdade de Educação e Programa de Pós-graduação em Educação – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutora em Educação e Professora no Departamento de Ensino e Práticas Culturais e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Literaturhinweise

Os referenciais teóricos estão ancorados em perspectiva educacional inclusiva, estudos pós-coloniais e culturais.
Veröffentlicht
2023-11-07
Rubrik
Resumos Simples